Todo o mês de janeiro, a cidade de São Sebastião recebe milhares de turistas, muitos deles atraídos pela tradicional Festa do Padroeiro. Desde o dia 06 até 29/01, o evento conta com programação religiosa e social, organizado pela Paróquia São Sebastião, com o apoio da Prefeitura, no Centro Histórico.
Com opções gastronômicas, show de prêmios, corrida de pedestres e atrações variadas, um dos destaques deste ano é o show do cantor Daniel (21), e antes dele o show da cantora católica Eliana Ribeiro (14), ambos a partir das 21h, no Complexo Turístico da Rua da Praia, onde acontece a festa social.
No dia de São Sebastião, (20/01), a programação especial inclui procissão solene no Centro Histórico (não acontecia há 2 anos por causa da pandemia), com saída da Igreja Matriz às 17h; Santa Missa do Padroeiro, às 18h, na Praça do Coreto, ao lado da Matriz, e show do Dunga às 20h. No dia 22, acontece a tradicional Corrida do Padroeiro, com largada em frente à Matriz, às 8h.
A novidade é que a Matriz de São Sebastião se organiza para conquistar o título de Basílica Menor. Em entrevista exclusiva ao Litoral em Pauta, o pároco Alessandro Coelho explicou que todo o estudo foi concluído e a documentação necessária será entregue ao Bispo da Diocese no dia 20. Caberá ao Bispo verificar e protocolar a documentação no Vaticano/Itália.
O padre Alessandro explicou a importância desta ‘elevação de título’ na Matriz. “Somos a primeira igreja do Litoral Norte, e importância histórica e beleza artística são fatores essenciais para que se torne uma Basílica Menor”, contou o padre que deixou uma mensagem para os fiéis: “Este é o ano de agir com fé, esperança e caridade. Vamos nos aprofundar nos ensinamentos de Cristo, e viver este ano como o testemunho deixado por São Sebastião”.
Sônia Maria, funcionária pública, aguarda o momento da procissão solene e a Santa Missa, no dia do Santo. “É emocionante reunir centenas de fiéis para celebrar e homenagear São Sebastião. E faz 2 anos que não acontecia a procissão”, contou ela. “A festa social também é muito divertida. Já virou tradição na minha família ir na ‘barraca do padre’ comer pastel e jogar bingo’, finalizou.