No dia 7 de dezembro, o papa Francisco receberá em audiência a presidente Margaret Karram e os dirigentes do Movimento dos Focolares no mundo. Às 18h00, será realizada uma celebração eucarística na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, presidida por S. Exª. cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
O dia 7 de dezembro de 1943 marca o nascimento oficial do Movimento dos Focolares, por ser o dia em que Chiara Lubich se consagrou para sempre a Deus. Há 80 anos, nasceu uma pequena comunidade que, na destruição da Segunda Guerra Mundial, buscava recompor a paz e a unidade entre todos e que rapidamente se difundiu pelo mundo, inserindo-se na corrente dos Novos Carismas da Igreja. No centro da espiritualidade e da ação do Movimento dos Focolares está o Evangelho e, em particular, a oração de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21).
Hoje, o Movimento está presente em 182 países, como sinal da universalidade e da urgência da unidade e da fraternidade nestes tempos fragmentados e trágicos. Fazem parte do Movimento cristãos de diversas Igrejas, fiéis de numerosas religiões e pessoas sem um referencial religioso preciso.
GENFEST
Neste clima de comemorações, o Movimento dos Focolares prepara ainda o Genfest, grande evento que deve reunir mais de 6 mil jovens de diversos países em Aparecida (SP) em julho de 2024. O Genfest é um festiva internacional promovido pelos Focolares há 50 anos com o objetivo de despertar o protagonismo dos jovens em prol de um mundo mais unido e fraterno. Nesta edição o tema é “juntos para cuidar”.
Saiba mais em:
Homepage – Movimento dos Focolares
GenFest 2024 – Juntos para cuidar – GenFest 2024 – Juntos para cuidar