Amanhã, terça-feira (24), às 16h, acontecerá a missa em Ação de Graças pelo aniversário de 70 anos da Casa de Saúde Stella Maris. A missa será celebrada na Capela do Hospital Nossa Senhora do Rosário. A celebração será transmitida via Facebook @casadesaudestellamaris. Todos estão convidados!
História
A história da Casa de Saúde Stella Maris está intimamente ligada ao dia a dia da população de Caraguatatuba que, se não nasceu no hospital, já recebeu algum tipo de atendimento ou teve algum parente internado na instituição.
No início da década de 50, as religiosas da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, fundada em 1936 pela Venerável Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, iniciaram um trabalho de ajuda aos mais necessitados em Caraguatatuba, onde não havia qualquer tipo de assistência hospitalar.
Após a doação de um terreno feita pelo Padre Américo Virgílio Endrissi, em 24 de maio de 1952, foi inaugurada uma parte da planta total da “Santa Casa local sob o nome de Casa de Saúde Stella Maris”, conforme a ata de inauguração.
No começo, as religiosas faziam quase todos os atendimentos e partos. Os médicos eram chamados em situações de emergência para os atendimentos de maior complexidade.
Stella Maris faz parte de uma grande Obra Missionária
A Casa de Saúde Stella Maris faz parte de uma grande obra missionária criada pela Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, entidade filantrópica que está presente no Brasil, Portugal, Itália e Moçambique. São 5 hospitais, incluindo o Stella Maris, abrigos para idosos, centros de formação religiosa e humana, além da atuação em pastorais e uma missão humanitária na África.
Atualmente, os hospitais administrados pela Congregação realizaram uma média de 2 milhões de atendimentos pelo SUS e 7 mil partos.