A vida começa agora aos 50, não mais aos 30; e é a mulher que está no epicentro desta “revolução sexual e emocional”, dizem os médicos. Estudos apontam que as mulheres acima de 50 anos têm mais libido e são mais felizes com o corpo do que aos 30; a explicação para esta experiência é única: a menopausa. O fato é que, da última década para cá, médicos e mulheres apostam em suplementos naturais que substituem a antiga “reposição hormonal” pela percepção em fazer o próprio organismo em produzir; e a inserção dos suplementos então transforma a vida das mulheres.
Para a terapeuta Madaline Diaz, um pires com cerca de 10 cápsulas no café da manhã é a representatividade da nova mulher aos 50: “Ora, se os suplementos naturais mudaram a vida de todos, na menopausa ele promove uma revolução”, aponta. Segundo Madaline, para cada mulher e cada estilo de vida, se tem uma “cápsula mágica”. Dentre as mais comuns na dieta, o uso da famosa Maca Peruana e do Óleo de Prímula está presente em todas as receitas, e na vida.
“Estou no auge da minha vida pessoal e profissional, tenho vários sonhos (os realizo), e tenho uma vida sexual ativa”. A frase marcante é o depoimento da bancária Carmem Odete, 55 anos. No cardápio do dia estão 12 cápsulas: Maca Peruana, Tribulus Terrestris, Óleo de Prímula, Isoflavona com Amora e um composto que incentiva o organismo a produzir hormônios aos invés de injetá-los. O resultado são oito horas de trabalho, duas de treino na academia e uma vida altamente ativa. “Três décadas atrás, nessa idade, estaria aposentada e com dores no corpo”, conta rindo.
O mercado é claro, está cada vez mais preparado para essa nova experiência. Segundo o empresário Fagner Fernando, da Guima Naturalis, a procura por estes suplementos aumentou e cada vez mais mulheres dão depoimentos de melhora contínua: “Elas contam como a vida melhorou, tanto na área profissional como na vida em geral, e no sexo também. Enquanto elas compram, temos uma aula de bem-estar”. Pode-se dizer então que, a menopausa, antes um fantasma para as mulheres, hoje é o sucesso das cinquentonas. A vida, agora, começa aos 50.