Os novos membros do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve) foram empossados, na última terça-feira (30), em uma cerimônia realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), durante a 3ª Feira de Profissões.
O Conselho Municipal da Juventude (Conjuve) é um órgão colegiado permanente de caráter consultivo e deliberativo das políticas públicas direcionadas à juventude.
É formado por oito representantes do Poder Público de diversas secretarias municipais; um representante da Câmara Municipal; um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e oito representantes da Sociedade Civil de diversos segmentos.
Os membros do Conjuve terão mandato de dois anos, permitida uma recondução e devem ter idade igual ou superior a 16 anos e igual ou inferior a 29 anos no momento da postulação do cargo. A escolha dos membros foi realizada durante a eleição no dia 18 de abril.
Para a coordenadora do Setor da Juventude, Cintia Alves, Caraguatatuba é referência no Estado de São Paulo pelo trabalho realizado à infância, graças a uma gestão que foca nesta área. “Sejam os protagonistas da mudança. A juventude tem voz e poder, basta cada um fazer sua parte”, disse.
O coordenador estadual da Juventude, Juliano Borges, ressaltou que Caraguatatuba está de parabéns, por ter uma gestão que acredita na juventude. “Se qualifiquem, se capacitem e sejam grandes líderes. Vocês têm uma importante representatividade e participação, com a responsabilidade de colocar em prática o Estatuto da Juventude, promulgado em 2013, com inúmeros desafios. Boa sorte nesta nova fase”, desejou aos empossados.
Segundo o presidente da Câmara, Tato Aguilar, a juventude marca uma fase de desenvolvimento, descobrimentos e desafios. “Com a união do Conselho, Câmara e a Prefeitura, cada vez mais vamos construir políticas públicas para a juventude. Parabéns a todos os conselheiros e que possamos juntos contribuir cada vez mais”, concluiu.
O prefeito Aguilar Junior disse que a criação do Conjuve é como um dever cumprido e de partilhar responsabilidades, já que o Conselho foi uma proposta de governo em 2016. “Depois de muito trabalho conseguimos implantar o Conselho e hoje é uma realidade. Estamos aqui para ouvir os jovens e entender o que querem para a juventude. Sejam mensageiros das boas práticas que acontecem em nossa cidade. Façam um grande trabalho e tenham o conselho livre para decidir e levar o nome de Caraguatatuba adiante como uma cidade com um trabalho voltado ao jovem”, concluiu.
Entre as atribuições do Conjuve está o estudo, discussão e a proposição de planos e projetos relacionados à juventude, bem como colaborar com a administração municipal a implementação de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades da juventude. Outra importante ação do Conjuve será a proposição de canais de participação dos jovens junto aos órgãos municipais e fomentar o associativismo juvenil. E examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas a ações voltadas na área de juventude.
Confira a composição:
I – Do Poder Público:
a) Representantes do Gabinete do Prefeito:
Titular: Alexsia Elisa Coelho Gagliardi
Suplente: Marina de Campos Larcher
b) Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social:
Titular: Leslie Cristine de Souza Valle
Suplente: Gabriela Garcia de Castro
c) Representantes da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – FUNDACC:
Titular: Thayná Costa Fernandes de Aguiar Oliveira
Suplente: Matheus Victor Fernandes de Faria
d) Representantes da Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Thales Alexandre Fernandes
Suplente: Denis Volva Lavinas de Souza
e) Representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação:
Titular: Lays Regina dos Santos
Suplente: vago
f) Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento:
Titular: Melissa Silva de Oliveira
Suplente: vago
g) Representantes da Câmara Municipal de Caraguatatuba;
Titular: Alexandre Marzola Colugnati
Suplente: vago
h) Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
Titular: Uriel Alexandre Bonafé
Suplente: vago
II – Da sociedade civil:
a) Representantes dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, em escola localizada no município de Caraguatatuba:
Titular: Gabriela Andrade Silva
Suplente: Bruna Melissa Pereira Coimbra dos Santos
b) Representantes dos estudantes matriculados no Ensino Superior em Caraguatatuba:
Titular: Thiago Henrique Dias Rodrigues
Suplente: vago
c) Representantes de organismos religiosos distintos ligados à juventude;
Titular: Everton Ambrosio dos Santos
Suplente: vago
Titular: José Carlos de Andrade Junior
Suplente: vago
d) Representantes de entidades, institutos, movimentos ou organizações que tenham representação e/ou prestem serviços direcionados à juventude:
Titular: David Andrade dos Santos
Suplente: vago
Titular: Lucas da Silva Delfino
Suplente: vago
e) Representantes dos movimentos de manifestação cultural:
Titular: vago
Suplente: vago
Titular: vago
Suplente: vago.