A Medicina UNITAU (Universidade de Taubaté) inicia, neste sábado (8), uma série de capacitações para os profissionais de enfermagem da rede de saúde de Caraguatatuba, no campus do Litoral Norte. A ação busca aproximar a Instituição da comunidade local, além de debater práticas de saúde.
O primeiro hospital a receber a iniciativa é a Casa de Saúde Stella Maris. O curso, ministrado por renomados professores do curso de Medicina da UNITAU – Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, Prof. Dr. Oscar Cesar Pires, Prof. Dr. Daniel Borges Drummond e a Profa. Ma. Sabrina Ferreira Monteiro Morais – abordará técnicas e procedimentos essenciais para manter uma vítima viva até a chegada de auxílio médico especializado. O objetivo principal do Suporte Básico de Vida (SBV) é preservar o fluxo sanguíneo e a oxigenação para o cérebro e outros órgãos vitais.
Para o vice-reitor e docente do curso de Medicina, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, essa aproximação é essencial para que a Universidade cumpra seu papel social. “É do interesse da UNITAU levar este curso para a comunidade, e um dos propósitos da Instituição é a propagação do conhecimento, não apenas para os alunos. Mas para a comunidade local, sejam profissionais da saúde, ou mesmo de outras áreas, ou a própria população em si, a Universidade chegando até a cidade e espalhando o conhecimento que é a sua função”, enfatiza.
A capacitação contará com aulas teóricas e práticas dinâmicas, incluindo o uso de peças de anatomia e simulações realistas de intubação e reanimação cardíaca. Os procedimentos serão avaliados e monitorados por meio de equipamentos tecnológicos para garantir a efetividade das manobras.
“O curso em parceria com a UNITAU contribuirá para o aperfeiçoamento dos nossos enfermeiros, proporcionando um atendimento mais preciso nos procedimentos de parada cardiorrespiratória”, avalia a diretora da Casa de Saúde Stella Maris, Tatiane dos Santos.
Além da Casa de Saúde Stella Maris, os profissionais das unidades de saúde da Prefeitura de Caraguatatuba e do Hospital Regional do Litoral Norte também receberão este treinamento. A atividade reforça a premissa da Universidade de Taubaté de levar o conhecimento para as comunidades locais e promover a educação.