Por Drielly Leite
Servidora pública de carreira, advogada pós-graduada, perita judicial em grafoscopia e documentoscopia, escritora, autora e mentora, tendo lecionado na área de gestão de pessoas, Maura Mei dedica seu tempo a auxiliar aqueles que desejam elevar sua imagem pessoal, afetiva e profissional ao próximo nível, organizando suas vidas para a obtenção do sucesso que tanto almejam.
Autora do livro técnico ‘Estagiário Nota 10’ (2019) e da ficção Asteca ‘Sumidero Abismo de Mortais’ (2021), Maura também participou de três antologias: ‘Mentes em Harmonia’, ‘Burnout: O Equilíbrio em Chamas’, e a obra mais recente lançada em setembro de 2024, ‘Luz do Autoconhecimento’, em parceria com a escritora, entrevistadora e podcaster Monique Machado, laureada em 2023 com um prestigioso prêmio do Museu do Louvre por seu podcast ‘Do Livro Não Me Livro’. Mei também se prepara para o lançamento de seu terceiro livro, uma coletânea de poemas voltados a mulheres acima de 30 anos que será lançado no início de 2025.
Após 29 anos como servidora pública concursada da prefeitura de São Sebastião, onde exerceu com excelência os cargos de Procuradora Chefe, Corregedora da Guarda Civil Municipal, Secretária Adjunta de Administração, dentre outros cargos atrelados à função administrativa, ela ressignificou sua trajetória profissional, podendo, na aposentadoria, dar foco ao que sempre amou fazer e que com a advocacia viu aflorar ainda mais, que é a escrita.
Com uma veia artística muito forte desde os 13 anos, quando começou a escrever poesias, Maura revela que ao lançar- -se como escritora foi onde surgiu a ideia de fazer as mentorias, com o intuito de ajudar pessoas que queiram melhorar suas vidas, seja na área financeira, amorosa, familiar, social, profissional.
“A partir do momento que comecei a escrever livros e fui para as redes sociais divulgar minha forma de pensar e minha experiência em relação a uma série de questões da vida, as pessoas começaram a me procurar para perguntar como alcançar sucesso em suas metas. Daí, vieram as reflexões de como ajudar essas pessoas com base no que adotei para mim mesma”.
Com estudos voltados à filosofia, uma abordagem de comunicação, psicoterapia e autodesenvolvimento que estuda o comportamento humano e a linguagem, Maura passou a desenvolver um plano estratégico para ajudar as pessoas que a procuram.
Suas mentorias, normalmente, duram seis sessões, com propostas voltadas à área financeira, com o intuito de ajudar as pessoas a organizarem suas finanças; Relacionamento Pessoal; Profissional, para escolher o comportamento dentro do segmento ao qual o cliente atua profissionalmente; Imagem Pessoal, para complementar essa área profissional e Comportamental em geral.
De acordo com ela, o mentorado escolhe o segmento que deseja seguir e, a partir de uma conversa aprofundada é possível identificar suas necessidades, então é elaborado e aplicado um questionário, que torna possível identificar como está a vida da pessoa e o que ela pretende. O próximo passo, então, é o desenvolvimento de um método de trabalho que se aplique àquela situação em específico. Maura explica ainda que o trabalho que desenvolve é uma junção de suas experiências de vida aliado à filosofia. “Eu precisei passar por uma transformação. Percebi, no início da minha carreira como servidora, que se eu não mudasse meu jeito de vestir, de falar, de me comportar e me comunicar, eu não seria vista com potencialidade para alcançar os cargos que eu consegui alcançar”, revelou.
Para ela, a postura adotada pelo indivíduo reflete diretamente em todo um contexto social ao qual ele está inserido, podendo ou não dificultar os processos que ele deseja superar. As mentorias de Mei têm duração de cerca de uma a duas horas e ocorrem uma vez por semana, podendo ter um número maior de sessões, conforme a necessidade do mentorado.
Maura ainda chama atenção para que as pessoas estejam preparadas para as oportunidades, lançando o questionamento, “o que você está fazendo para agarrar as oportunidades que aparecem?”. Ela afirma, assim como disse o filósofo Séneca (4 a.C.-Roma, 65), principal representante do Estoicismo, “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”, por isso, “esteja preparado e aprenda a explorar a potencialidade que já existe em você”, destacou.
Maura Mei, além de sua brilhante carreira como advogada, escritora e mentora, é mãe do Guilherme, de 39 anos, e da Nicole, de 21, esposa e madrasta de uma menina de 8 anos. Para ela, este é um momento de muitas realizações e felicidade, onde sente- -se plena com sua carreira e família, e espera poder contribuir para o crescimento pessoal e profissional de muitas outras pessoas. Para acompanhar seu trabalho, siga-a no Instagram @maura_mei.