Por Drielly Leite
Em meio à loucura do dia a dia, muitas mulheres se perdem na busca por aprovação externa e esquecem da verdadeira conexão consigo mesmas. A partir desta constatação, este grupo de mulheres se uniram para contar histórias inspiradoras. Um convite para adentrar neste universo de autodescoberta, o livro aborda temas como o “Sagrado Feminino”, o “equilíbrio entre o Caos e a Ordem”, sendo um portal para a ressignificação e a harmonia.
Com histórias inspiradas na Medicina do Cacau, o livro reúne mulheres fascinantes que se permitiram olhar para dentro e encontrar a sabedoria ancestral que reside em cada uma. Uma verdadeira jornada de autoconhecimento e cura! Convite para que cada mulher se reconecte com sua essência, celebrando a sabedoria ancestral e a potência feminina. Conheça as autoras do livro:
Márcia Lopes – Palestrante, Mentora, Escritora e Treinadora, com alunas ativas em quatro países, Márcia é filha de Deus, cristã. Nascida em São Bernardo do Campo/SP, é casada com William Silva do Carmo e mãe da Kiara Vitória Lopes do Carmo (9 anos) e Miguel Ravi Lopes do Carmo (1 ano). A quinta filha, a caçula, de Izolina e Vicente. Desde muito nova, desenvolveu sensibilidade espiritual. Aos 17 cursou Auxiliar de Enfermagem e passou a trabalhar com mulheres, como cabeleireira. Por nove anos, conheceu gente que precisava trabalhar a autoestima, o que coincidiu com a missão de ajudá-las.
Seu maior desafio foi desenvolver o autodomínio e o equilíbrio emocional. Por atender mulheres mais velhas, sua inteligência emocional, muitas vezes, era testada. Em 2009 trabalhou em um hospital de cuidados paliativos, e desenvolveu a inteligência existencial. Por oito anos exerceu a função de Auxiliar de Enfermagem em clínica de imunização. Enfrentou surto de Influenza H1N1 e a Pandemia de Covid-19. Formou-se em Psicologia pela UNIP em 2019, período no qual passou por diversas crises existenciais, e que conheceu a Cultura Xamânica, participando de rituais, passando a apreciar os mistérios da natureza e aprofundando no Sagrado Feminino. Ainda em 2019, após um “parto” psicológico, canalizou a Jornada ‘Semeando a Cura’, que atualmente é a comunidade ‘Multiplicando a Colheita’. Márcia é idealizadora do Método GPN (Gerar, Parir, Nutrir) e Estudo CTS (Cacau Terapêutico Sistêmico). Veja mais no Instagram @marcia.crislopes e @multiplicandoacolheita.
Sandra Leopoldino Moura – É Professora do Ensino Fundamental da rede pública de São Bernardo do Campo, onde reside. Antes, trabalhou como comerciante e motorista, além de ter prestado serviços para a prefeitura. Também é vendedora de cosméticos à produtos para o lar. Ela adora as vendas!
Mãe zelosa de dois filhos e de um anjo, Sandra recorda ter sofrido muito na infância com a sensação de abandono após a separação dos pais, ainda que seu pai, com quem morou após o processo de separação, buscasse suprir o trauma gerado. As feridas desse rompimento persistiram até a idade adulta. Ex-aluna do EJA (Educação de Jovens e Adultos) com muito orgulho, trabalhou desde muito nova até conseguir passar em um concurso e assumir um cargo público. Ainda no processo de cura de todas as feridas passadas, Sandra compartilha sua história e vivências no livro, servindo de exemplo para outras mulheres. Conheça mais no Instagram @leopoldinosandra.
Sandra Menezes Romero – Neta de Maria das Dores com Manuel Francisco e de Antônia Carmelita com Antônio, filha de Maria Joana com Francisco, irmã de Ana Maria e César, esposa de Rubens e mãe de uma criança que passou brevemente por esse plano por meio de seu útero. Sandra é professora de educação básica há 24 anos e coordena uma escola municipal em Diadema. Amante do estudo, ela é licenciada em Química e Pedagogia, entre outras formações. Ela sempre está em busca do conhecimento e autoconhecimento.
Atualmente administra seu tempo para também trabalhar com as práticas integrativas de aromaterapia, acupuntura, cromoterapia e Reiki. Na Umbanda e Apometria, faz atendimentos de forma voluntária, é devota de Maria, a Aparecida e a Madalena, a Maria da Conceição e todas as muitas Marias santificadas que existem. Ela encontra no ‘Sagrado Feminino’ sua força. E busca superar os desafios junto a outras mulheres, que como ela, são fortes e não se compadecem diante das dificuldades. Acesse seu Instagram @romerosandramenezes.
Tatiana Aparecida Custódio Mascarenhas – Filha do Criador, guiada pelo Grande Mestre e a Grande Mãe, casada com Guilherme de Souza Nascimento, Tatiana é a quarta filha de Neusa e Eduardo. Buscadora desde muito nova, sempre se pegava questionando, “Quem sou eu? O que vim fazer aqui? Qual é o meu lugar no mundo?”. Aos 15 anos, iniciou um curso voltado para a formação e inclusão de adolescentes no mercado de trabalho, sendo este seu primeiro contato com terapias e seu primeiro emprego.
Em 2011, foi jovem aprendiz em uma gráfica. Em 2013 trabalhou em call center para conseguir pagar o curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior. A pressão psicológica no trabalho, fez ela ficar doente. Desempregada, não desistiu da faculdade e em 2015 foi trabalhar em uma fábrica de cosméticos até se formar em 2017. Este foi um período desafiador, profissional e pessoal, já que sua mãe estava com câncer, e ela deixou tudo pra cuidar da mãe doente. Após viver o luto da perda da mãe e um burnout, se recuperou e decidiu mudar de carreira. Ingressou no curso de Nutrição, reconectou-se às práticas xamânicas, as terapias espirituais e conheceu a Medicina do Cacau com a mentora Márcia Lopes e sua comunidade. Fundou no início de 2024, a Nutriser, que promove o equilíbrio e o bem-estar entre corpo, mente, alma e espírito. Saiba mais no Instagram @_tmascarenhas e @_nutri.se.
Zakia Andreza Amorim – Filha de Antônio Amorim e Eliana Amorim, mãe de quatro filhos, nasceu e cresceu em Manaus, onde viveu até 2022. Após uma vida dedicada ao cuidado dos filhos, Zakia decidiu olhar para si mais de perto. Terapeuta holística e massoterapeuta, formada em ervas medicinais, aos 47 anos deixou a família, amigos e sua cidade para desbravar novas terras. Veio para São Paulo e encontrou maior diversidade de cursos para aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Fez trabalhos como Xamã, teve contato com círculos do Sagrado Feminino e tornou-se Guardiã da Medicina do Cacau. Toda essa bagagem a tem proporcionado autoconhecimento, autocura e autoamor, ajudando, inclusive, no cuidado das filhas e neta, despertando em si uma enorme vontade de ser mentora de mulheres.
Estar longe de sua família, faz Zakia pensar em desistir, porém, ela busca força para seguir quando vê o resultado de seus trabalhos, percebendo o bem que suas terapias fazem aos pacientes e se recordando de seus sonhos e missão, que são: levar a cura das medicinas e terapias para todos que precisarem.
Cristiane Fátima dos Santos – Com 30 anos dedicados à educação pública, antes como professora e atualmente diretora de escola, Cristiane foi aluna de escola pública e a primeira na família a ter graduação. Passou por diversos desafios, sempre acreditando que a educação pode mudar histórias.
Desde pequena quis ter uma profissão que salvasse vidas, chegando a sonhar em ser policial. Passou no vestibular para Psicologia na Unesp, no entanto por falta de recursos acabou cursando o magistério. Formada, foi professora eventual em escolas do estado, depois em redes pública e particular. Fez pós-graduação na área da educação, e passou em concurso para Diretor de Escola. Nesta época, sofreu muitas perdas e caiu em depressão. Teve vários conflitos com sua espiritualidade, pois acreditar em um ser superior era difícil. Apesar de ser bem-sucedida, sentia que faltava algo. Foi então que participou de uma vivência com a Medicina do Cacau da Márcia Lopes e se encantou. Logo, se viu participando da imersão como terapeuta e guardiã do Cacau, o que preencheu o vazio que sentia e a fez quebrar crenças limitantes em todas as áreas da vida, percebendo que o Universo é infinito e que tudo é possível para quem acredita.
Fernanda Prates – Filha de Valdir Ferreira e Fabiana Prates, Fernanda perdeu sua mãe em 2008, o que lhe causou feridas emocionais e sociais por muitos anos. Ainda jovem, entrou em profunda depressão, afetando seu desempenho escolar e habilidades que adquirira na infância. Em 2013, começou a trabalhar como operadora de caixa em lotérica. Em 2019 iniciou as terapias com a mentora Márcia Lopes e, desde então, segue firme em seu processo de evolução e autoconhecimento, buscando conectar-se cada vez mais com a sua essência, ouvindo o seu chamado de alma e se curando de suas feridas e traumas.
Se formou em Pedagogia em 2020, e em 2021 teve seu visto negado e não pode trabalhar nos Estados Unidos como babá. Decidiu deixar o emprego que estava há 9 anos, até encontrar trabalho na área da Educação. Hoje é educadora na Instituição Beneficente Lar de Maria, em Santo André/SP. Trabalho para promover o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional das crianças, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. Ela também tem formação em alfabetização e letramento, e psicopedagogia. Conheça seu trabalho pelo Instagram @pratesfe.
Jaqueline Gomes da Silva Marques – Graduada em Pedagogia com especialização em Supervisão, Direção, Coordenação, Séries Iniciais e Educação Infantil, antes de iniciar a carreira de professora, Jaqueline trabalhou em um supermercado e lojas por 14 anos, sendo operadora de caixa e depois colaboradora no departamento de recursos humanos. Hoje é professora na Educação Infantil na rede pública e iniciou sua pós-graduação em Pedagogia Sistêmica e Neurociências. Ela também tem feito cursos na área holística, com objetivo de fazer transição em sua carreira. Formou-se Consteladora Familiar Sistêmica, é Reikiana, Terapeuta de Aplicação do Cone Hindu e Guardiã da Medicina Sagrada do Cacau.
Junto ao seu esposo, Jaqueline administra uma empresa de transportes de turismo. Para ela, participar deste livro é desafiador e gratificante por ter a certeza de que, ao compartilhar sua história, terá muitos momentos de cura emocional, física e espiritual, além das oportunidades de conhecer ferramentas para aplicar em seus projetos futuros, principalmente no desenvolvimento da arte da escrita. Acesse o Instagram @jaquelinegmarquess.
Lucilene Gonçalves Marques – Filha, esposa, mãe do Luan e da Bruna. Ela é uma mulher ávida pela busca de autoconhecimento. Iniciou cedo no mundo corporativo, aos 16 anos, e fez uma linda carreira. Como um furacão, daqueles que nos tira do chão e faz a vida tomar novos rumos, encontrou forças para ressignificar e recomeçar lindamente sua jornada.
Com currículo profissional exemplar e diversos cursos que visam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, tais como Leader Training, de Tadashi Kadomoto e Formação PNL e Coaching, pelo IPC (Instituto Profissional de Coaching), Lucilene se formou pedagoga em 2010 pelo FASB (Faculdade do Sertão Baiano). Atualmente cursa Psicologia pela Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo e é praticante e instrutora de Yôga pela DeRose Method, além de ministrar um curso de autoconhecimento. Uma mulher que soube parar, respirar, descansar e prosseguir quando poderia ter desistido! E agora realiza o sonho de escrever um capítulo de livro para auxiliar o despertar interior na maior quantidade de pessoas possível. Saiba mais no Instagram @lucilenegmarques.
Bruna Vieira Guimarães – Jornalista (CEO desta revista), Escritora, Mentora de Livros, Palestrante e Empresária que está à frente da Agência Gentecom de Publicidade há 12 anos, do portal e do jornal impresso Litoral em Pauta. Mãe do incrível Arthur de 8 anos e da maravilhosa Bella de 4 anos. Seu mais novo projeto e missão de vida é ajudar as pessoas a publicarem seus livros, tanto individuais como coletivos, na GentecomBooks, editora de livros, fazendo desde a redação, revisão e diagramação de textos e fotos, divulgação e lançamento dos livros, organização das vendas dos livros impressos e online.
Estudou mais de 30 anos sem parar! Concluiu 3 faculdades (Jornalismo, Administração e Gestão de Pessoas), além de mestrado e doutorado em Comunicação e duas pós-graduações. Foi finalista no prêmio Mulher de Negócios do Sebrae em 2015, professora universitária e coordenadora de cursos por 12 anos, tendo impactado a vida de mais de 14.000 alunos. Investiu mais de meio milhão em estudos, mentorias, cursos, imersões e chegou ao 1 milhão quando entrou para morar na casa própria que construiu com o ex-marido por 10 anos. Ama se comunicar, ler, dançar, conversar, se movimentar, aprender- -ensinar. Está sempre sorrindo e espalhando sua energia positiva por onde passa.