Por Drielly Leite.
No dia 28 de julho, o Litoral Norte de São Paulo foi atingido por fortes ventos que causaram uma série de danos em toda a região. As rajadas, que em alguns pontos chegaram a 85 km/h, foram resultado da passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical pela costa.
O fenômeno impactou as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, provocando quedas de árvores, destelhamentos, rompimento de fiações elétricas e danos em estruturas de imóveis públicos e privados.
Além disso, em diversos pontos dos municípios, moradores ficaram desabastecidos de água e luz, alguns por até 48h. Atividades esportivas e aulas também foram suspensas, bem como o atendimento em alguns estabelecimentos comerciais e públicos.
Diante do cenário, as prefeituras agiram de forma coordenada e rápida. Equipes da Defesa Civil, Secretarias de Serviços Públicos e outras áreas da administração municipal foram mobilizadas para atuar nos diversos pontos críticos, concentrando esforços na remoção de árvores e entulhos, liberação de vias e no restabelecimento da segurança para a população. As ações perduraram por toda a semana.