Por Drielly Leite
Especialista em Branding, Marketing em Negócios, Empresária e Empreendedora Social, Kátia Botelho Mori é inspiração para empresárias do Litoral Norte e a resposta certa para empreendedores que buscam alavancar seus negócios. Com uma carreira de mais 30 anos trabalhando com cases de marcas nacionais e internacionais, a empresária lançou recentemente sua primeira imersão voltada ao Futuro do Varejo On-line e Off-line, em São Paulo, onde compartilhou tendências, tecnologias e estratégias do varejo, com a participação especial do fotógrafo, diretor de arte e criação de campanhas, Daniel Burman.
Fundadora da KB Branding e Negócios, empresa que tem como proposta simplificar o mundo do branding e marketing, colaborando com empresários na gestão de suas marcas, através de mentoria, cursos e projetos de branding com metodologias didáticas e integradas, Kátia já trabalhou como executiva nacional e internacional para várias marcas de sucesso.
Dentre suas realizações há grandes nomes que capitaneou na linha de frente como: a legendária marca japonesa Casio, com seus milhares de produtos, com destaques que vão desde o G-Shock / Baby-G até a calculadora científica FX 82 e sua linha que foi referência para gerações de alunos de engenharia e afins, além da primeira câmera digital slim lançada no mercado global. O case nacional Sandy & Júnior Musical, como também o lançamento do piano Celviano por Richard Clayderman faz parte do seu acervo de conquistas como também toda a estruturação do projeto Kashima.
Estruturou a estratégia da marca Estilo Euro para ser adquirida pelo Grupo Technos, marcando história no São Paulo Fashion Week e em campanhas nacionais e internacionais de grande prestígio e fazendo parte de um grande conglomerado de marcas como Mormaii, Technos, M Kors, Diesel, DKNY, Fóssil, Allora, entre outras.
Givenchy, Bulova, Tania Bulhões, Versace, Adidas, Raymond Weil, Hering, Tio Coxinha Franchising, Neeman são marcas que receberam intervenções estratégicas da sua consultoria e mentoring, além de diversas médias e pequenas empresas que contam com seus serviços.
Além de ampla atuação do mercado brasileiro, também coleciona trabalhos na Suiça, Itália, Alemanha, França, Espanha, Japão, China, Argentina e Chile e estudos na escola de negócios Kellogg School of Management da Universidade Northwestern, em Illinois nos Estados Unidos.
De acordo com a empresária, há alguns anos vinha amadurecendo a ideia de promover algum projeto voltado ao empreendedor e às marcas, porém, a ideia de promover uma imersão veio com a evidente crise do varejo deflagrada desde o final de 2023, atingindo grandes players do mercado, no grande varejo como Tok & Stok, Starbucks, Marisa, Lojas Americanas, O Dia.
A partir da identificação dessa fragilidade no setor varejista brasileiro, Kátia se dispôs a montar um plano estratégico para ensinar empreendedores que buscam mais do que apenas sobreviver no mercado, mas que procuram deixar um legado e não serem os próximos a fechar seus negócios, ocasionado por motivos de falhas na gestão de seus empreendimentos ou desatualização decorrente das mudanças do comportamento de consumo pós pandemia, com aulas teóricas e práticas sobre o assunto.
Katia orienta, “o Branding é uma ferramenta vital para empresas de qualquer tamanho ou atividade e precisa ser incorporado na cultura das empresas, para que sirva de suporte e apoio aos proprietários na gestão de seus negócios. É nesse foco que atuo a uma década com a KB Branding & Business e estou muito feliz em agora poder ter também um escritório no Litoral Norte, em Caraguatatuba, além da base na Avenida Paulista a disposição de todos”.
Para agregar ainda mais a imersão, Kátia decidiu convidar o especialista em campanhas Daniel Burman, com quem trabalhou em meados de 2009 na criação de uma campanha para Euro Relógios, do Grupo Techno, que na época buscava reinventar-se com uma campanha mais voltada ao mundo da moda, segmento no qual Daniel é especialista.
Daniel Burman desde muito cedo foi influenciado pelo ofício do pai, fotógrafo. Aos 14 anos, ingressou na área da programação, em uma época em que o design gráfico ainda era uma novidade. Aos 18 anos mudou-se novamente para São Paulo, onde ingressou no curso de Publicidade da Unip. Considerado um prodígio em sua área, Daniel já prestava serviço para a Editora Abril, fazendo o layout para projetos especiais da 4 Rodas, desde antes de ingressar na faculdade, uma imensa oportunidade que lhe rendeu muitos outros trabalhos na Capital Paulista.
Em 2004, com vinda da revista francesa L’Officiel para o Brasil, uma das principais concorrentes da Vogue, marca americana, Burman foi convidado a fazer a edição de arte do periódico desde suas primeiras edições em solo brasileiro. Na mesma época ainda atuava como freelancer de outras marcas, como a Editora Duetto.
Formado desde os anos 2000, a partir do primeiro contato com a revista francesa descobriu um mundo inteiramente novo com as campanhas publicitárias de moda. Interessado pelo ramo, se propôs a estudar este novo universo e por um tempo, conciliou o trabalho com edição de arte e as campanhas publicitárias, até optar por dedicar-se inteiramente às campanhas. Em meados de 2009 abriu sua própria agência de campanhas publicitárias e passou a assessorar outras agências. Na época, Daniel recorda a dificuldade que o mercado brasileiro enfrentava com a escassez de diretores de moda e arte atuando no segmento.
Em sua carreira, firmou grandes parcerias com marcas como Capodarte e Carmen Steffens, além de ter trabalhado com celebridades como Ana Hickmann, Gisele Bündchen, Grazi Massafera, Izabel Goulart, dentre outras angels da Victoria’s Secret. Também atuou em diversas campanhas publicitárias no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
Em 2016, ao notar o crescimento acelerado do Instagram, decidiu mudar sua estratégia, e, desta forma, abandonou as grandes campanhas e apostou em trabalhos voltados para conteúdos de mídia digital. Segundo ele, com o crescimento da internet as marcas passaram a precisar de campanhas mais frequentes, desta forma, passou a oferecer serviços que “pudessem suprir essas demandas com a qualidade e expertise de quem conhece o mundo das grandes campanhas publicitárias”, disse. Em 2018, mudou-se com a família para Israel, país natal de sua mãe, filha de Poloneses que escaparam do horror da 2ª Guerra Mundial. Apaixonado pelo país e as incríveis paisagens, viu grande facilidade em manter residência em um local estratégico para que pudesse continuar seu trabalho, em grande parte voltado ao mercado Europeu.
Com a Guerra Israel-Hamas, iniciada em outubro de 2023, e os novos projetos que havia sido convidado para participar no Brasil, Daniel decidiu voltar para solo brasileiro, onde atualmente está trabalhando em diversos projetos e atua como parceiro internacional da KB há quase duas décadas.
Atendendo a pedidos, a imersão KB chega ao Litoral Norte, prevista para os dias 20 a 22 de agosto. Para mais informações, entre em contato através do (11) 93014-1011 e do site oficial www.kbmkt.com.br. Acompanhe Katia Botelho e Daniel Burman pelas redes sociais @katiabotelhomori e @studioburman.