Além do caviar, você já ouviu falar da coxinha de queijo? Você deve estar imaginando que a inspiração veio do samba do querido Zeca Pagodinho, certo! Confesso que esse maravilhoso samba não é a única fonte e inspiração para esse papo sobre turismo, mas também a querida Jundiaí, eterna Terra da UVA, berço de centenas de famílias italianas que chegaram no Brasil no fim século XIX.
Essa acolhedora cidade, distante cerca de 230km, com ótimas estradas e atrativos turísticos maravilhosos entre eles a coxinha de queijo, que dá título ao nosso texto. É uma relíquia, é tão famosa se tornou patrimônio imaterial da cidade, considerado um atrativo a parte e presente nos cardápios dos melhores bares e restaurantes da cidade há 40 anos. Tem até festival anual onde bares e restaurantes participam apresentando aos jundienses e visitantes a melhor versão dessa saborosa iguaria, a coxinha de queijo. Em 2021 o restaurante Kioske da Roseira foi o grande vencedor tanto na votação popular como na escolha do júri técnico.
Jundiaí, oferece ainda aos visitantes um centro histórico riquíssimo com o Teatro Polytheama inaugurado em 1911, palco de grandes eventos culturais da cidade, o Gabinete de Leitura Rui Barbosa inaugurado em 1908, e considerado uma das primeiras bibliotecas públicas do estado de São Paulo, a Catedral Nossa Senhora do Desterro e o Mosteiro São Bento construções, do século XVII.
Um pouco mais distante do centro da cidade, temos um belíssimo parque público Jardim Botânico com seus jardins e orquidário. Você e sua família não podem deixar de conhecer uma das dezenas de vinícolas. Eu indico o Beraldo di Cale no Caxambu, o espaço oferece um charmoso restaurante e uma adega com os vinhos produzidos por eles e a Fazenda Nossa Senhora da Conceição no Mato Dentro, que no passado produziu cana de açúcar, café orgânico e uva, além de receber visitantes.
Onde ficar: Hotel IBIS – Avenida Nove de Julho, 2921.
Teatro Polytheama – R. Barão de Jundiaí, 176 – Centro.
Catedral Nossa Senhora do Desterro – Praça Governador Pedro de Toledo, s/n – Centro.
Jardim Botânico – Av Navarro de Andradre, 120, Vila Bandeirantes.
Restaurante Kioske da Roseira – Av. Humberto Cereser, 5221, Caxambu.