Fonte: VOA PROJETOS
A situação é caótica, muitos os moradores que desde o dia 19 de fevereiro vivem em zona de guerra, com familiares perdidos, casas destruídas, a vida partida por uma tragédia. Neste cenário de caos, jovens do projeto VOA – Vibre Ondas de Amor atuam em uma logística comunitária para ajudar e salvar pessoas.
Estes jovens que em 2020 se reuniram para o enfrentamento ao COVID 19 na região da costa sul de São Sebastião, se potencializaram, e já são mais de 200, assumindo uma rede colaborativa que já arrecadou mais de R$ 350 mil em dinheiro, além de mobilizar uma evacuação por áreas marinhas, envolvendo pescadores locais, comunidades e veranistas no escoamento das doações. abrigos, creches, cozinhas e uma rede de apoio de médicos, psicólogos e recreadores.
“Imediatamente, na manhã depois da enxurrada, o VOA foi reativado e ganhou potência, em uma rede colaborativa e extremamente proativa para trabalhar na situação emergencial no litoral norte de SP. E diariamente, está construindo equipes, logísticas, organização, frentes de trabalho e comunicação. E também desenhando planos de ação para o futuro. Isto não é um cenário que acaba hoje, e nem na semana que vem” – conta Sofie Wolthers idealizadora do VOA.
A noite do dia 19 de fevereiro foi de longe a expressão mais intensa da força da natureza que já passou por aqui. Uma noite e uma madrugada inteira de chuva ininterrupta e devastadora. Os rios transbordaram, morros deslizaram e como resultado, centenas de famílias perderam tudo. A situação é triste e sem precedentes.
O momento não poderia ser diferente e exige a retomada das atividades pelo VOA. Desde o primeiro dia, com os nossos voluntários e moradores, que também foram impactados, e estão na região, iniciamos a mobilização. De compra de mantimentos, ajuda no socorro e salvamento, organização de abrigos e creches, pontos de alimentação e mais. De forma imediata, orgânica, intensa e extremamente colaborativa, criamos uma rede. Pontos de coleta por São Paulo, outras cidades e até estados.
Criamos diferentes ferramentas de acesso para ajudar a comunidade – pix, força humana no front, profissionais voluntários como, jornalistas, surfistas…
Para quem não pode estar com o VOA em campo, temos doações por pix. “Criamos uma conta específica para essa situação de emergência”.
As doações em dinheiro, estão sendo usadas para emergências dentro da linha de frente, e também em parte, sendo separado para outras fases de reconstrução da área. Toda ajuda é de extrema importância. A situação ainda é emergencial, com mais chuvas chegando. Toda ajuda financeira ainda é muito importante para curto, médio e longo prazo.
Pontos de Coleta
Diversos pontos de coleta estão – mapeados aqui -, em diferentes cidades, para mantimentos, alimentos, colchões, roupa de cama, mantimentos médicos, de limpeza e mais.
O VOA segue mobilizando as pessoas, ajudando nas escavações, coletando, transportando e alocando doações e mantimentos para as famílias mais afetadas de toda região. Costa e Sertão – nas entranhas de Juquehy, Barra do Sahy, Camburi e Boiçucanga.
Dos pontos de arrecadação em SP e outras cidades estados, os mantimentos vão para a base na Igreja Assembléia de Deus em Juquehy, na Marinella na Barra do Una e na Ilhabela. E de lá tudo está sendo selecionado e organizado para as outras praias ao redor.
O transporte está sendo feito principalmente pelo mar, através de barqueiros locais. ‘Somos uma grande rede interconectada” afirma Sofie Wolthers.
“Estamos vivenciando a força de uma comunidade para se reconstruir, porém as bases governamentais precisam estruturar planos de emergências comunitários em cada bairro e fortalecer linhas de financiamento também para o longo prazo, em parcerias com as ongs locais, coletivos e lideranças. Nós somos comunidade. Nós temos as palavras das necessidades reais e locais.” – finaliza a voluntária Kalina Juzwiak.
links importantes:
- Instagram voa: https://www.instagram.com/voaproject/
- doações em $: https://doacaolegal.com.br/c/voa-juquehy-fase-vermelha
- outros links importante: https://linktr.ee/voaproject
- E-mail para contato: contatoprojetovoa@gmail.com