Auxiliando escritores a tornarem realidade a publicação de seus livros, a empresária e jornalista Bruna Vieira há quase duas décadas vem compartilhando sua vasta experiência como autora, escritora e copidesque, ao guiar escritores no processo de criação, organização, escrita, revisão e publicação de suas obras.
Para ela é uma satisfação ajudar as pessoas a colocarem suas ideias no papel. Em seu currículo como Copidesque destacam-se os livros: ‘Um Mergulho na História’, de Ercília Maria Carlota Briti; ‘No mar revolto da vida encontrei você’ (2017), de Raquel Rosângela de Medeiros Santos e ‘Vermelho: Poemas de Horácio Luna’ (2021), de Felipe Riela, onde realizou a revisão gramatical e ortográfica, bem como toda a organização dos exemplares até sua publicação.
Além de livros voltados ao público adulto, também atuou como Copidesque dos livros infantis do autor José de Oliveira Simão: ‘O Cachorro que sabia miar’ (2019); ‘O Cachorro com cara de gato’ (2020) e ‘Uma Jovem bem Velhinha’ (2021).
Em coautoria com Paula Sena, Magna Marinho e outras autoras, Bruna participou do lançamento do livro coletivo de mulheres ‘O Poder é seu Impacto’ (2023), no qual também atuou na coordenação editorial da obra, processo em que é feita a editoração dos textos originais até a sua publicação final.
Em 2024, segue em parceria com o autor José de Oliveira Simão, fazendo a revisão do seu novo livro “As Aventuras de Quinzinho”. Outro trabalho que está prestes a sair do forno é o livro de Amanda Marques, com quem Bruna está trabalhando na produção de todo o material. Ambas as obras serão lançadas ainda este ano.
Para além do trabalho como copidesque e coautora, Bruna publicou diversos artigos científicos em vários livros acadêmicos, como: Propaganda, História e Modernidade (2005) – Art. ‘Floriano Peixoto, consolidador da república no Brasil’; Sotaques Regionais da Propaganda (2007) – Art. ‘A censura na propaganda ideológica nos impressos no início da república’ em coautoria Lincoln Franco; História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil (2008) – Art. ‘A cobertura do jornal O País e os bastidores políticos nas primeiras eleições presidenciais do Brasil’; Publicidade e Propaganda: 200 anos de história no Brasil (2009) – Art. “Marketing Político Brasil x Itália: conceitos e perspectivas”; No Espaço Cênico da Propaganda Política (2011) – Art. “Em ação, os diretores de cena da propaganda política” coautoria com Honório do Carmo Neto (in memoriam), Ingrid Gomes, Maria Carolina Rodriguez, Moisés Stefano Barel, Patricia Sheila Paixão e Roseane Arcanjo Pinheiro; Alternativas, Mídias e História da Comunicação Persuasiva e Institucional (2011) – Art. “A história dos jornais impressos no Litoral Norte Paulista” coautoria Ricardo Reis Hiar. Fora isso, em 2014 publicou sua tese de Doutorado ‘A Cultura Caiçara no Litoral Norte Paulista’.
Formada em Comunicação Social: Jornalismo, Administração e Gestão de Pessoas; pós-graduada/MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e em Comunicação e Marketing, Bruna Vieira é fundadora da GENTECOM, agência de publicidade em Caraguatatuba, do Portal de Notícias e jornal mensal “Litoral em Pauta” e da Revista Litoral Up.
Foi finalista do Prêmio Mulher de Negócios do SEBRAE/ SP em 2015 e professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Módulo, além de ter sido professora nas Faculdades São Sebastião (FASS) e Faculdades Caraguá (FAC).