O cantor cearense Jamil Pereira acaba de lançar no YouTube o videoclipe de “Nevoeiro”, música que dá nome ao seu álbum de estreia. A canção celebra a parceria musical com o renomado violonista Nonato Luiz, que contribuiu na gravação da faixa e agora é destaque no audiovisual.
Trazendo imagens filmadas em Fortaleza (CE), cidade natal de Jamil, que mora em Ubatuba (SP) desde a adolescência, o clipe foi disponibilizado no canal do músico, no último domingo (22).
O dueto simboliza o encontro de dois artistas cearenses de diferentes gerações, nascido da admiração de Jamil pelo violonista, cuja influência tem sido marcante em sua musicalidade desde cedo. “É uma honra imensa contar com a participação do Nonato nesse clipe. Ele me deu o privilégio de ser seu parceiro compondo músicas, depois participou do disco, e agora está presente no audiovisual. É um sonho tê-lo nesse projeto”, declara Jamil.
Nonato Luiz também expressou sua felicidade em participar do trabalho: “Gostaria de compartilhar minha alegria em fazer música com Jamil Pereira. Ele é um parceiro talentoso, que compõe com uma facilidade impressionante. Sou grande fã do brilho no canto e nas interpretações dele. Para mim, foi uma experiência incrível participar do disco e do clipe, gravando ‘Nevoeiro’”.
Com mais de quarenta anos de carreira e dezenas de discos gravados, Nonato Luiz é considerado um dos maiores mestres do violão brasileiro. Ele colaborou com artistas como Mercedes Sosa, Chico Buarque, Nara Leão, Fagner, João Donato e Dominguinhos. Suas composições, feitas em parceria com letristas como Fausto Nilo, Capinam e Abel Silva, marcaram a música brasileira. Nonato foi premiado diversas vezes, com destaque para o Prêmio Sharp de Música. Entre os intérpretes de suas músicas, estão grandes nomes como Nara Leão, Geraldo Azevedo, Belchior e Fagner.
O videoclipe de “Nevoeiro” foi produzido, dirigido e fotografado por Valdo Siqueira e Dan Jonanthan, com edição de Erik Coelho e assistência de Lucas Rocha. As gravações ocorreram no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, e nos estúdios da Universidade de Fortaleza (Unifor), que apoiou o projeto.
A letra de “Nevoeiro” aborda de forma poética o lugar de origem do eu-lírico e sua importância na formação de uma identidade de pertencimento. A saudade da partida e a promessa do retorno, juntamente com o uso de expressões regionais, complementam essa reflexão.
Sobre o artista
Natural de Fortaleza, Jamil Pereira, de 34 anos, mudou-se para Ubatuba, no Litoral Norte paulista, aos 9 anos. Apesar da distância, sua infância no Ceará teve um impacto profundo em sua formação artística, mantendo viva a influência cultural e a conexão com o cenário musical da região. Além de seu álbum recente, o cantor lançou três singles, videoclipes e, mais recentemente, um audiovisual do show Nevoeiro no YouTube.
Álbum Nevoeiro
Em seu disco de estreia, lançado em 19 de julho de 2024 pelo Selo Vitrola Play, o cantor tem parcerias com importantes compositores da música cearense. Além de Nonato, há também o piauiense Jorge Mello, tradicional parceiro de Belchior, e Yuri Eduardo, nome da nova geração. Em dez canções inéditas, Nevoeiro destaca uma gama de ritmos, tanto nordestinos como xote e baião quanto universais como rock e folk.
Para a realização do projeto, o cantor se cercou de um time de craques. A produção e arranjos são de Adriano Magoo; guitarras de Tuco Marcondes, baixo de Fernando Nunes, flauta de Dado Magnelli, percussões de Marco Bosco e bateria de Léo Susi; além das participações de Mimi Rocha e Nonato Luiz. As gravações foram realizadas no Space Blues por Alexandre Fontaneti, em São Paulo, e a pré-produção no Studio America Music, em Ubatuba. A mixagem é de Luis Paulo Serafim e a masterização de André Dias.
Mais informações
Assista o clipe Nevoeiro: www.youtube.com/@jamilpereiramusico
Ouça o álbum “Nevoeiro”: https://vitrolaplay.ffm.to/nevoeiro
Acompanhe nas redes sociais: @jamilpereiramusico