Se eu sei que não sei, passo a ter uma nova opção: me aprofundar.
Podemos sair do raso utilizando nossos próprios recursos – pesquisando e estudando por conta própria – ou podemos contar com a ajuda dos outros, que já tem submarinos e equipamentos de mergulho para mares que antes nunca navegamos.
Na dúvida, mergulhe. Na falta de instrumentos, conte com verdadeiros
especialistas.
Pra quem já passou por atendimentos comigo, sabe que eu uso muito a metáfora de mergulhar
em vez de apenas nadar.
Hoje vivemos em uma sociedade individualista, onde eu quero, ou eu tenho que performar, para
alcançar meus objetivos.
Mas se você não trabalhar a humildade o seu processo fica muito mais difícil.
No caso das pessoas que querem empreender, ou já empreendem e estão no começo do seu negócio uma pergunta: você consultou algum contador? Ou buscou informações no Sebrae?
Normalmente quem começa a empreender é porque é bom tecnicamente. Sei cortar cabelo, então, vou abrir uma barbearia. E não vejo mal algum nisso. É bom naquilo que faz, tem que mostrar isso para o mundo mesmo. Só que empreender é muito mais do que abrir um CNPJ, é entender que o seu negócio precisa de você como empreendedor e também como administrador e não somente naquilo que você é bom tecnicamente.
Então caro empreendedor, humildade em reconhecer que não sabe tudo e busque ajuda. Digo isso, porque já presenciei centenas de negócios fecharem antes de completarem dois anos de vida, por falta de visão
empreendedora e de gestão.
Lembre-se: Raso combina com raso, profundo combina com profundo, e é você quem escolhe a intensidade do mergulho que quer dar.