A Prefeitura de Ilhabela divulgou que a partir desta semana as escolas municipais iniciam o atendimento presencial de 100% dos alunos.
A decisão leva em conta os números positivos relacionados a pandemia da Covid-19 na cidade, o aumento no número de vacinados dos profissionais da Educação, além da queda em internações na Enfermaria e na UTI Covid-19. Além disso, semanalmente os Profissionais de Educação são testados nas escolas. Na última semana, foram testados 666 profissionais com nenhum resultado positivo para Covid-19.
Em relação ao ensino infantil, mais um grupo foi incluído para o retorno das aulas, maternal I (2 anos). Em outras fases da retomada já haviam iniciado as aulas presenciais no maternal II (3 anos) e fases I (4 anos) e II (5 anos).
O processo para essa nova etapa envolveu diversas ações como: medir as salas e reorganizar o mobiliário para recebê-los em maior número.
Além do retorno 100% presencial, os alunos serão incluídos no projeto Alfabela. No início do ano foi implantando o “Projeto Acolher”, voltado aos alunos do Fundamental I e II, que no ano anterior tiveram contato parcial ou nenhum com as aulas virtuais com o objetivo de recuperar o conteúdo perdido. Agora um novo projeto foi criado, o “Alfabela”, um projeto de recuperação de conteúdo para alunos com maior defasagem.
O ensino remoto permanecerá para alunos que necessitam, ou seja, por alguma comorbidade ou que tenham justificativa com pedido protocolado nas escolas.
“Sabemos que não vamos conseguir a volta, na sua totalidade, mas estamos nos preparando e vamos nesse movimento, priorizar 1°, 2° e 5° anos do Ensino Fundamental I, bem como 6° e 9° anos do Ensino Fundamental II. Dessa forma vamos tentar atender as séries de alfabetização, o ano final de um ciclo e o ano inicial e final de outro com 100% dos alunos”, salientou a secretária de Educação, Lídia Sarmento. “Estamos iniciando o ciclo 100%, ou seja, a intenção é que daqui para frente consigamos trazer nossos alunos para as escolas na sua totalidade e espero que até o final de 2021 todos já estejam frequentando as aulas presenciais”.
Já o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, falou de todo o trabalho até chegar a esse momento.
“Trabalhamos muito para ter 100% dos alunos frequentando as aulas presencialmente sem o sistema de rodízio. Desde o início do ano, a Educação de Ilhabela tem avançado em comparação aos outros municípios, porque nossos números nos permitiram que isso pudesse acontecer gradualmente e com muita responsabilidade”, declarou.
“As nossas ações são efetivas e temos muito orgulho dos resultados que estamos colhendo, como Ilhabela ser reconhecida como a Nova Zelândia brasileira e não contabilizar nenhuma morte pela Covid-19 em mais de 60 dias”, finalizou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Ilhabela