As cidades de Ilhabela no dia 07/12 (sábado) e Ubatuba 08/12 (domingo), irão receber o “Projeto Multicultural – Show Mestiço” da Banda Cataia. Trata-se de um espetáculo interativo que propõe um diálogo sobre a cultura tradicional, de massa e popular no contexto latino-americano contemporâneo. A entrada será gratuita e contará com opções de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) com fácil acesso, áudio descrição, intérprete de libras e textos em Braile.
O projeto é composto por show musical, oficinas educativas e uma exposição que abordará temas como o modernismo, a antropofagia e o tropicalismo até chegar na hibridação cultural. O objetivo é tratar da multi e interculturalidade, propondo um diálogo sobre a cultura popular e a indústria cultural.
O espetáculo musical contará com 15 canções entre autorais e releituras de sucessos de grandes intérpretes da nossa música popular como Luís Gonzaga, Chico Buarque, Quarteto Novo, Caetano Velosa, entre outros. Já a exposição será realizada durante o espetáculo e irá tratar do tema “Culturas Hibridas”, com um recorte sobre as expressões culturais como Coco, Maracatu, Carimbó, Boi, Baião e outras.
O grupo ainda levará seu trabalho de cunho social e educativo intitulado “Folhas ao Vento” para as escolas da rede pública de ensino, de preferência da periferia ou com menos acesso à cultura. Trata-se de um show/oficina que aborda a história da música no Brasil, com apresentações musicais ao vivo e uma série de atividades brincantes.
O projeto foi idealizado pelo artista e pesquisador Rodrigo Fonseca fundador da Banda Cataia, especialista em gestão cultural pelo Centro Universitário (Senac) e mestrando em comunicação e cultura pela Universidade de Sorocaba.
Sobre a Banda Cataia
A Cataia é um grupo autoral paulista fundada em 2001, que pesquisa e promove a música brasileira com toda a sua diversidade e riqueza. A banda possui três discos gravados no Brasil, um na Europa e também participou de duas coletâneas internacionais. Sua sonoridade é marcada pela fusão de ritmos tradicionais da cultura brasileira com a música pop universal como jazz, rock e MPB.
No palco, a banda apresenta uma mistura de guitarras de rock com pandeirão do bumba meu boi, sax e flautas com pads eletrônicos, contrabaixo com alfaias e timbal. Uma variedade de instrumentos e ritmos que contam um pouco da história cultural e, juntos, tecem um show cheio de energia percussiva e sutilezas melódicas onde é defendida a temática do “Hibridismo” e da interculturalidade.
Nos arranjos musicais o grupo promove a mistura de ritmos regionais tradicionais de diversos cantos do Brasil com a música pop atual, propondo a fusão do pretérito com o contemporâneo e assim trazendo novas criações artísticas.
Serviço
- Ilhabela: sábado (07/12), às 19h, no Pitanga, que fica na avenida Pedro de Paula Moraes, 544, Saco da Capela.
- Ubatuba: domingo (08/12), às 16h, no Rancho do Caiçara, que fica na avenida Governador Abreu Sodré, 1090, Perequê Açu.
Mais informações no @bandacataia.