A primeira cidade do Litoral Norte a abrir as portas das escolas é Ilhabela. No dia 18 está marcada uma reunião de boas-vindas com os professores, divididos em grupos (pra evitar aglomeração). No dia 19, os professores vão para as escolas organizar as salas de aula. No dia 20 de janeiro tem reunião com os pais. E no dia 21, será o acolhimento dos alunos nas escolas em sistema de rodízio, com atividades lúdicas e educativas. O ano letivo de fato, terá início no dia 1º de fevereiro, que é a data estipulada pelo Governo Estadual.
Inicialmente, o retorno das aulas acontece pra alunos do ensino fundamental I, fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 50% da capacidade de cada sala, em formato de rodízio que deve acontecer em período regular: manhã e tarde, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado). Neste momento, não haverá aulas em período integral.
O prefeito Toninho Colucci falou sobre a retomada das aulas presenciais. “Vamos trabalhar para que os estudantes de Ilhabela recuperem o ano perdido”, declarou. Ele esclareceu ainda que serão submetidos ao exame da Covid-19, todos os professores, diretores, coordenadores, auxiliares de primeira infância, monitores de alunos, merendeiras e auxiliares de serviços gerais.
Já a secretária de Educação, Lídia Sarmento, explicou que “este período do ano, costuma ser de férias para o magistério, por isso, estamos esclarecendo que esse retorno se dará com a pecúnia (compra) de dez dias das férias, e que ao trabalharem aos sábados receberão horas extras. Os que não aceitarem, não terão prejuízos”.