O Instituto Federal São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, está listado no ranking das 100 melhores escolas públicas de ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça (15). O índice avalia todas as escolas municipais, estaduais e federais do Brasil.
O campus Caraguatatuba foi o mais bem colocado entre os câmpus do IFSP no Ideb e aparece em sexto lugar no ranking de todas as escolas públicas de ensino médio brasileiras, com índice 7,2. Além de Caraguatatuba, configuram na classificação os câmpus Birigui (índice 6,6), Votuporanga (índice 6,6) e Itapetininga (índice 6,5).
O Ideb, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), varia de 0 a 10, e é calculado com base no índice de aprovação e reprovação dos alunos e nas notas em provas de português e de matemática de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A diretora adjunta educacional, Juliana Castro, comenta que os índices são reflexos dos investimentos realizados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos quais os alunos saem com a formação técnica e também com a formação formal do ensino médio.
A qualificação dos professores (mestres e doutores) e sua experiência profissional, também são fatores que contribuem para esse resultado.
“Ofertamos aos alunos ações que vão além do ensino regular, como Iniciação Científica, atividades de extensão, metodologias inovadoras. Essas estratégias garantem a permanência dos alunos na Instituição e geram um grande interesse em participar de atividades extraclasses proporcionando novas formas de aprendizagem”, conclui.
A prefeitura municipal de Caraguatatuba firmou uma parceria com o Instituto e fornece alimentação aos alunos do curso técnico integrado ao médio. Essa parceria também contribui para a melhor qualidade de vida desses alunos, que permanecem por um longo período na escola.
O processo seletivo 2021 para ingresso ao IFSP ainda está em fase de elaboração. Devido à pandemia da Covid-19 os cronogramas foram alterados. A expectativa é de que o edital possa ser finalizado e divulgado entre meados de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.