Com mais da metade da população adulta brasileira vacinada atualmente, o turismo regional retoma com toda a força, e consequentemente, o setor hoteleiro no Litoral Norte Paulista, comemora ótimos resultados de ocupação desde o feriado de 7 de setembro, 12 de outubro, e as perspectivas são ótimas para os próximos feriados de 2 e 12 de novembro.
Segundo o hoteleiro Rodrigo Tavano, de Caraguatatuba, que é vice-presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) no Estado de São Paulo, já tem hotéis e pousadas na região lotados para o final de ano. “Geralmente as reservas para a virada do ano eram fechadas em novembro e dezembro. Este ano, já em outubro não tenho mais quartos disponíveis na minha pousada, na Massaguaçu. E a ocupação nos finais de semana, desde setembro, estão ótimas. Estamos começando a recuperar o prejuízo dos últimos dois anos. É perceptível o aumento na procura por hotéis e pousadas no Litoral Norte, inclusive, já recontratei todo pessoal para atender a demanda. Hoje tenho mais colaboradores do que antes da pandemia”, contou.
O Litoral Norte é uma das regiões do estado muito procurada pelas suas belezas naturais, além dos eventos que estão retomando. “O pessoal vem para cá relaxar, aproveitar a natureza, respirar ar puro. Estão em busca de lazer, e nesse contexto é bom que ocorram ações que promovam mais entretenimento como o festival de beach soccer que teve na Cocanha e lotou minha pousada, bem como o Festival de Comida Japonesa em São Sebastião e os eventos da Ilhabela”, reiterou.
Tavano, vice-presidente da ABIH revelou que a Associação prevê recuperar 50% do prejuízo da pandemia nestes próximos meses de temporada de verão. E a expectativa é de recuperar mais 50% do prejuízo, durante todo o ano de 2022.
Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM) – André Teston, de São Sebastião, empreendedor do ramo hoteleiro e Presidente da APHM, confirma que o setor no momento está aquecido, por conta de muitos destinos para fora do país conter restrições, e também por medida de segurança, pois os viajantes estavam com receio de ir para lugares mais distantes. Hoje com a pandemia controlada a demanda é crescente.
André explica que, conforme os casos de Covid foram caindo, Maresias, bairro de São Sebastião, destino de muitos turistas, a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas foram aumentando mesmo com a crise financeira que o país se encontra”. Ele ainda afirmou: “Nos preparamos com responsabilidade e obedecemos todo o protocolo de segurança, mas enfrentamos todo o contexto da pandemia com cautela e otimismo”.
Sobre a temporada que se aproxima, Teston acredita que será uma das melhores dos últimos anos. “A procura por reservas para os próximos feriados e festas de fim de ano tem animado todo o setor, e isso aquece a economia da região”, finalizou.
Turismo em Alta – Diversos setores tiveram que se reinventarem no Brasil e do mundo durante a pandemia, inclusive os serviços de hotéis que teve uma de suas piores crises na história. O ano de 2020 apresentou uma queda generalizada de clientes que procuraram hospedagem. Mas toda crise é uma oportunidade de renovação! Com a flexibilização dos protocolos da Covid-19 novos procedimentos, tecnologias e hábitos aperfeiçoaram serviços e produtos reinventando negócios.
Agora com a aproximação da “alta temporada”, o ramo hoteleiro gradativamente recupera seus números relevantes para a economia da região. A boa nova é que há uma crescente procura por hospitalidade em todo o Litoral Norte o que indica que o pior já passou. Para a sustentabilidade do setor tornou-se fundamental considerar medidas como gestão na escassez e renovação em serviços.
Nossa reportagem entrou em contato com outras Associações de Hotéis da região que também estão otimistas com a taxa de ocupação
crescente na região.