De fevereiro à abril de 2021, o Hospital Regional do Litoral Norte mais do que dobrou o número de leitos, passando de 40 para 100 leitos, operando atualmente com 43,85% de sua capacidade. São 40 leitos de UTI voltados à pacientes que sofrem com as complicações do coronavírus e 60 leitos de Enfermaria.
A partir deste mês, o governo do Estado de São Paulo passa a destinar R$ 2 milhões mensais para à compra de insumos, medicamentos, abertura e manutenção dos novos leitos. O Hospital Regional, localizado em Caraguatatuba, não tem data prevista para inauguração “completa” com mais 128 leitos, bem como não há prazo para finalização das obras.
Segundo o Governo do Estado, a ampliação ocorrerá de forma gradativa: “Com o agravo da doença neste momento, o combate segue como eixo prioritário de atuação, seja com o reforço da rede assistencial, seja com implementação de medidas mais restritivas”.
Também neste mês, a ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba) apoiou uma carreata e fez um abaixo-assinado online para cobrar a abertura completa do Hospital Regional do Li–toral Norte, conseguindo chegar a 10 mil assinaturas até o fechamento desta matéria.
Segundo Lucas Gallina, presidente da ACEC, esta é mais uma forma de “pressionar” o Governo de SP para que o Hospital passe a funcionar com toda sua capacidade que prevê 228 leitos, além de exames e outros procedimentos encaminhados via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Histórico do HRLN
Em março de 2020, o Hospital Regional do Litoral Norte foi parcialmente inaugurado com 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria, para reforçar a rede assistencial de combate à Covid-19. Ainda no primeiro semestre do ano passado, a unidade dobrou a sua capacidade de Terapia Intensiva, chegando a 20 leitos.Em setembro de 2020, o HRLN iniciou o funcionamento do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) e passou a ofertar exames de alta complexidade.
A medida permitiu a ampliação do seu funcionamento e o atendimento a pacientes que residem na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Nos últimos sete meses foram realizados mais de 50 mil exames laboratoriais em pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, e mais de 5 mil exames de imagem de média e alta complexidade em pacientes e moradores da região.
Atualmente o Hospital realiza exames de alta complexidade nas especialidades de ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia.