Fica pensando nos “SE” da vida, como se fosse possível mudar o passado, “SE” acontecesse “algo” não estaria nessa situação ou pior, nem sequer consegue agir para “algo” acontecer. Quando seus pensamentos ficam presos a diversas outras situações, isto te impede de agir?
A mente começa a viajar num nível tão grande, que você senta na frente do computador para trabalhar, lembra que tem que estudar projeto A, ao começar perceber que estudar o projeto B é mais importante, mas antes de começar volta a lembrar que precisa trabalhar… E quando se dá conta, já precisa se levantar para fazer algo externo e no fim? Não fez nada!!!
Alguns dão nome de procrastinação a essa atitude. Mas pode chamar também de excessos de pensamentos. Ai vem a pergunta: Dessa quantidade gigantesca de pensamentos, quais verdadeiramente são úteis, focados em soluções?
Talvez seja a hora de descarregar essa quantidade de pensamentos do “passa-do e futuro” e focar no presente, no mo-mento exato que você está lendo esse texto, e se perguntar: De que maneira, verdadeiramente, posso dar um passo rumo a solucionar essa questão? O que eu decido fazer hoje? O que eu decido não fazer hoje? O que eu decido fazer amanhã? O que eu decido ser prioridade e essencial nessa lista?
Toda pergunta tem uma resposta. Saber parar para SE ouvir é uma ferramenta poderosa que se souber usar, poderá evitar grande desperdício de tempo e maiores prejuízos.
Afinal, quantas vezes você sentiu que era para fazer algo, ou parar com algo, digamos um como um sexto sentido, mas por teimosia quis seguir? Amargurando uma péssima experiência, e as vezes… de novo.
Saber organizar seus pensamentos poderá ser um marco na sua vida para grandes mudanças! Podemos começar com algo simples, como a respiração: Pare tudo que está fazendo, não pense em nada, não alimente seus pensamentos. Não lute contra seus pensamentos. Apenas se concentre em respirar fundo… Respire profundamente em 4 tempos pelo nariz, inspirando em 1, 2, 3, 4…. E solte todo o ar pela boca em 6 tempos, expirando em 1, 2, 3, 4, 5, 6… No começo, tudo bem se não fazer no tempo certo, apenas repita até achar o tempo correto e se sentir presente.
Faça essa respiração por 6 vezes, sem-pre que sentir que seus pensamentos então lhe sobrecarregando. Pode repetir quantas vezes quiser!
Perguntas simples que irão te fazer refletir e racionalizar focando no aqui e agora! E aí gostou dessa dica? Deixei seu comentário no meu Insta @ricardogiovanelliterapeuta e compartilhe com seus amigos.