No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), promoveu a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo na capital. O evento foi uma oportunidade para reunir especialistas e autoridades no assunto, oferecendo palestras voltadas ao fomento de discussões que buscam expandir o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A mesa de abertura contou com o Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que apresentou ao público novas iniciativas para a orientação e cuidados para a inclusão de pessoas com TEA. Participaram também o Secretário da Educação, Renato Feder; da Saúde, Eleuses Paiva; de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; de Gestão; da Segurança Pública, Guilherme Derrite e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, entre outras autoridades convidadas.
O evento marcou ainda o lançamento do “Guia de Transtorno do Espectro Autista – Diretrizes para o Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Estaduais Paulistas” pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação. A Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital e o Detran-SP apresentaram uma nova identificação veicular para pessoas com TEA, um selo que alerta a presença de uma pessoa com autismo no veículo e, portanto, é preciso evitar buzinar e dirigir de forma agressiva.
Em resolução conjunta, a SEDPcD e a SSP anunciaram a criação de grupo de trabalho para ampliação de equoterapia no estado de São Paulo, que leva a interação com cavalos aos núcleos terapêuticos. O evento contou ainda com estatísticas inéditas da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), que apresentaram a Pesquisa de Percepção sobre o Transtorno de Espectro Autista.
(Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo)