O candidato a vereador, Germinio de Souza, disputa um lugar na Câmara Municipal em Caraguatatuba nas eleições municipais de 2024, pelo partido Agir36, após 15 anos longe da vida política. Com apoio do atual candidato à prefeito Baduca Filho e vice-prefeita Márcia Paiva, ele assume o compromisso de atuar em prol da população.
Morador de Caraguatatuba desde os 3 anos, o candidato viveu de perto as necessidades da população e tem um histórico de superação e serviço público prestados.
Crescido no bairro Travessão, na região sul, Germinio começou a trabalhar na roça aos 7 anos. Aos 13, com a autorização do juiz da Comarca, tornou-se cobrador de ônibus e, aos 18, obteve habilitação e trabalhou como motorista. Com o tempo, abriu seu próprio comércio, melhorando a qualidade de vida da sua família e adquirindo a casa própria.
Na política, Germinio atuou como assessor parlamentar na câmara municipal por três mandatos. Em 2004, enfrentou uma eleição difícil. “Confesso que não foi fácil, não tinha dinheiro e nada para lutar nessa campanha, porque tinha muita gente forte na época, mas o povo me abraçou de tal forma, que me levou à vitória e eu fui o mais votado do partido em Caraguatatuba”, lembrou.
Durante seu mandato, até 2008, Germinio criou um escritório político na Região Sul, um projeto pioneiro na cidade para atender melhor a comunidade local. “Foi um projeto nunca feito anteriormente por nenhum político. Minha intenção sempre foi proporcionar um atendimento mais próximo e eficiente para a população da região sul, porque o povo precisa saber que pode contar com um representante sério e comprometido”, explicou.
Da mesma forma, ele abriu a porta de seu gabinete na Câmara Municipal para atender toda a cidade igualmente, incluindo às necessidades da população da Região Norte, Centro e Centro-Norte. Germinio contribuiu levando obras infraestrutura para várias ruas e foi muito atuante nas causas sociais, buscando ajudar, especialmente, as pessoas mais pobres. “Pessoas que são as minhas raizes”, como costuma dizer.
Durante seu período na Câmara Municipal, Germinio de Souza fez várias contribuições significativas para Caraguatatuba. Implementou guias e sarjetas em ruas de difícil acesso, melhorou o atendimento aos idosos na saúde e valorizou os estagiários, a cultura local, entre diversas outras iniciativas que possuem projetos de lei ainda em vigor no município.
Entre seus projetos mais notáveis está a instalação da Base de Gás, que teve um impacto crucial no crescimento econômico da cidade. “Na época em que lutamos para trazer a base de gás, outras cidades do Litoral Norte também disputaram, mas o nosso processo envolveu vários estudos para demonstrar que Caraguatatuba oferecia o melhor trajeto para grandes centros e um impacto ambiental menor”, explicou.
“Com isso, Caraguatatuba agora possui um orçamento que permite um crescimento econômico sustentável e uma independência muito maior”, concluiu.
Com uma trajetória marcada por trabalho duro e dedicação à comunidade, Germinio de Souza busca renovar seu compromisso com Caraguatatuba e continuar contribuindo para o desenvolvimento do município.
Alguns projetos de Lei sob sua autoria
Durante seu mandato como vereador, Germinio de Souza apresentou uma série de Projetos de Lei que visam o bem-estar e desenvolvimento da cidade de Caraguatatuba. Alguns destes projetos incluem:
- Convênios de Estágios Escolares: Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênios com escolas públicas e privadas para a realização de estágios de alunos. (Lei n° 1.552/2008)
- Dia do Doador de Sangue: Institui no calendário oficial o Dia do Doador de Sangue, incentivando a doação e solidariedade. (Lei n° 1.472/2007)
- Atendimento ao Idoso: Dispõe sobre o atendimento imediato ao idoso com necessidade de medicação contínua, garantindo cuidados especiais. (Lei n° 1.582/2008)
- Semana da Cultura Mineira: Institui no calendário oficial a Semana da Cultura Mineira, valorizando a diversidade cultural. (Lei n° 1.595/2008)
- Proibição de Máquinas Caça-Níqueis: Proíbe a instalação e utilização de máquinas caça-níqueis no município, visando a segurança e bem-estar da população.( Lei n° 1.613/2008)
- Dia da Gestante: Fica Instituído no Calendário Oficial do Município de Caraguatatuba o “Dia da Gestante”, a ser comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de maio. (Lei n° 1.617/2008)
- Autoriza a exposição e a venda de objetos de arte em próprios e logradouros públicos: os pintores e escultores residentes em Caraguatatuba e devidamente cadastrados na Fundação Cultural de Caraguatatuba -Fundacc, é garantido, nos próprios e logradouros públicos municipais e nos espaços públicos, locais para a exposição e venda dos objetos de arte por eles produzidos. (Lei n° 1.394/2007)
Estes são apenas alguns dos projetos propostos durante seu período na vereança. Germinio ainda foi condecorada em diversas ocasiões por seus serviços prestados, especialmente nos bairros carentes da Região Sul.
Para acesso a alguns de seus projetos de lei, basta acessar: LEGISLAÇÃO ONLINE | CARAGUATATUBA (legislacaocompilada.com.br).