Por Ana Patrícia Arantes
O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental reuniu na última quinta feira, dia 6 de julho, 12 instituições que se juntaram para formar a Aliança pela reparação socioambiental do litoral norte. Semíramis Biasoli, secretaria geral do FunBEA abre o diálogo falando da atuação do Fundo em ações de filantropia comunitária e o potencial deste tipo de filantropia para fortalecer pequenas e médias organizações, movimentos e coletivos que atuam no campo da justiça socioambiental e do desenvolvimento comunitário.
“ A filantropia comunitária é estratégica para o fortalecimento da democracia brasileira e vem crescendo no Brasil. Hoje estamos vivenciando experiências de parcerias e alianças com outros Fundos, inclusive internacionais como a Global Fund for Community Foundation que apoiou o FunBEA no aporte de três coletivos em 2022 e pretende continuar com a parceria para 2023”.
O encontro foi conduzido por diferentes momentos – reflexão sobre a filantropia comunitária, momento de sonhos coletivos para a definição do que queremos em curto, médio e longo prazo, reconhecimento das ações das instituições da Aliança e diálogos na dinâmica do Café Compartilha para colher subsídios e elaborar o Plano de Trabalho da Aliança.
Meio Ambiente, habitação, cartografia, educação , comunicação e comunidades foram os eixos identificados diante das ações já realizadas pelas instituições presentes no Encontro. Imagem: Mariane Lima / FunBEA
“É muito importante o fortalecimento das lideranças e de espaços para planejar e pensar soluções para o território. É necessário uma formação lúdica”, reflete Ras Davi, integrante do movimento União dos Atingidos, sobre o potencial de ação na base. A união dos Atingidos vem atuando com frentes de moradia e defesa dos direitos das famílias atingidas.
O FunBEA em parceria com a Zumbi Filmes vem trazendo a narrativa destas pessoas pela série documental “O Lado de Cá” mostrando a situação pós-tragédia e buscando sensibilizar pessoas e empresas para contribuírem na Campanha Quanto Vale? pela Reparação do Socioambiental do Litoral Norte.
A Aliança também integra a Campanha onde irá colaborar nos diálogos sobre as prioridades dos aportes de recursos e a busca de possíveis financiadores para fortalecer a cultura de doação no território.
O FunBEA segue no propósito de trazer as perspectivas da filantropia comunitária para potencializar as forças existentes no território. “ Iremos organizar um Seminário em setembro no litoral norte, integrando as atividades do mês da filantropia em conjunto com a Rede Comuá, trazendo referências no campo da filantropia comunitária mostrando o cenário nacional e internacional dessa forma de transformar com as forças locais que aponta diversas formas de colaboração com a comunidade e não para a comunidade”, finaliza Semíramis.