Marcello Veríssimo
Os municípios do Litoral Norte já contabilizam os danos causados pela mudança no tempo desde a noite de ontem. Em São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto informou por meio de sua página oficial no Facebook que, por volta das 15h, o trânsito estava totalmente interditado na rodovia SP-55, na altura do km 159, entre os bairros de Maresias e Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião. Augusto também disse que a Defesa Civil do município decretou estado de atenção.
A frente fria chegou na noite de ontem trazendo chuva de moderada a forte e provocando queda nas temperaturas para a faixa dos 20 graus. A Defesa Civil de Caraguatatuba informou que o tempo deve permanecer instável, com chuva, até o próximo dia 2. Os ventos podem atingir 74 km/h.O mar deve permanecer agitado em todo o Litoral Norte.
Por conta da previsão de vento, a Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda não mexer em cabos de rede elétrica, não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas metálicas e ainda não praticar esportes aquáticos ou que sejam influenciados pelo vento, como o surfe.
Os fortes ventos que atingiram a região nesta quarta (30) também resultaram no atendimento de 20 ocorrências pela Defesa Civil de Ilhabela entre 23h e 6h da manhã desta quinta-feira. A maior parte das ocorrências registradas no arquipélago foi de quedas de árvore, que causaram queda de energia e caíram em cima de veículos parados na rua. A Defesa Civil de Ilhabela também informou que na região norte da ilha choveu cerca de 100 milímetros, sendo os bairros mais afetados Vila e Barra Velha.
As autoridades recomendam muito cuidado, e em caso de ocorrências ligar para o 199 da Defesa Civil