Caraguatatuba recebe a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que acontecerá no Polo Cultural do bairro Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, nº 35. O evento será realizado no sábado (26/4), das 13h às 21h, e no domingo (27/4), das 10h às 18h, com entrada gratuita. O evento propõe valorizar as expressões culturais afro-brasileiras, reunindo artistas locais selecionados por meio de edital, além de promover oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações musicais.
O festival procura dar visibilidade aos artistas que carregam em suas performances a identidade e a ancestralidade afro. A equipe de produtoras do Múvuka foi responsável por selecionar dez propostas entre as 45 inscrições recebidas, contemplando múltiplas linguagens artísticas como música, dança, poesia e artes visuais.
Além das apresentações, o festival convida o público a participar de debates e vivências que estimulam o fortalecimento da cultura afro-brasileiro no Fórum Cultural Jula o Mesu, que ocorrerá no primeiro dia de evento.
Espaço Afrobrincante promove arte e ancestralidade para as crianças
Durante o sábado, o evento contará também com o Espaço Afrobrincante, voltado ao público infantil com idade a partir de quatro anos. Enquanto os responsáveis participam do Fórum Jula o Mesu, as crianças poderão aproveitar atividades como confecção de bonecas abayomi, colagens, pintura e ilustrações de plantas com guache, experiências lúdicas que resgatam saberes ancestrais e promovem a valorização da cultura afro-brasileira desde cedo.
Fomentado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Festival Muvúka reforça o compromisso com o fortalecimento da cultura e a democratização do acesso às artes.
Programação completa
Sábado – 26/04 – Fórum Cultural Jula o Mesu
- 13h – Abertura com discotecagem: Pipoo;
- 13h30 – Palestra: SEBRAE;
- 14h – Baile Charme: Pipoo;
- 14h30 – Roda de conversa com coletivos;
- 16h – Café coletivo e exibição do filme Trancistas;
- 16h30 – Palestra: Dandara Suburbana;
- 17h30 – Roda de conversa: Manu Navas;
- 18h30 – Oficina de Samba de Roda;
- 19h30 – Encerramento com Samba de Roda.
Domingo – 27/04 – Apresentações culturais
- 10h30 – Tap All Dance (Sapateado);
- 11h – Giovanni Miranda (Violino/Violoncelo);
- 11h30 – Grupo RT (Dança Urbana);
- 12h – David Cassiano Leite (Saxofone – Afrojazz);
- 12h30 – Chorinho da Viela (Música);
- 13h45 – Maicon Santos (Rap);
- 14h15 – DJ Tairini;
- 14h45 – Cria do Kemet (Reggae);
- 15h45 – DJ Tairini;
- 16h15 – Firma o Ponto.
Para mais informações e atualizações, acesse o site festivalmuvuka.com.br ou siga o perfil @festa.muvuka no Instagram.