O FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte de São Paulo está de volta para sua 6ª edição. As apresentações iniciam no dia 29/07 em São Sebastião, buscando levar arte e cultura, gratuitamente, para toda a população da região. As ações do festival ocorrerão em praças públicas e espaços culturais alternativos ou independentes, buscando atingir, principalmente, as populações vulneráveis e com menos acesso à cultura.
O FELINO será realizado com recursos do edital 02/2022 – Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2022 – Produção de Projetos Artísticos Culturais, da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (Fundass). O objetivo do edital é fomentar a criação de obras artísticas e projetos culturais na cidade de São Sebastião, ampliando e diversificando o acesso a bens culturais pela comunidade.
Em consonância com isso, o festival busca evidenciar a qualidade da produção artística das cidades do Litoral Norte, promovendo a democratização dos bens culturais e assegurando o acesso e o direito à fruição cultural. As ações do festival serão descentralizadas, com as atividades sendo oferecidas gratuitamente e priorizando crianças, jovens e adultos das periferias, de baixa renda, das redes de ensino público e interessados em geral.
Desde a sua primeira edição, em 2019, a programação do FELINO destaca as culturas negra, tradicional, popular, urbana, LGBTQIAPN+, entre outras, com a presença de artistas de várias gerações, DJs e MCs, movimentos populares e culturais periféricos.
“Esse festival, já consagrado no imaginário dos moradores e dos artistas, se confirma, enquanto ferramenta de construção de ação cultural perene no calendário da cidade. Trata-se de uma iniciativa de caráter associativo e cooperativo, que, em diálogo com as administrações e gestores municipais de cultura e com as trabalhadoras e trabalhadores das artes, promove e assegura a democratização dos bens culturais”, afirma Luciano Draetta, diretor artístico e produtor do projeto.
Histórico
Desde a primeira edição, em 2019, o Festival FELINO reuniu cerca de 10 mil pessoas com atividades culturais gratuitas nas cidades do Litoral Norte. Porém, a Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve o projeto, já realizava atividades culturais e artísticas na região desde 2010, que reuniram aproximadamente 12 mil pessoas com espetáculos, cursos, oficinas, montagens e temporadas de espetáculos, todos gratuitos.
A Associação Felino foi reconhecida, em 2018, como Ponto de Cultura, e recebeu diversos fomentos por meio de editais, como patrocínio da Petrobras (2015), IBERESCENA (2018), Culturas Populares – Edição Selma do Coco (2018), Prêmio IBERESCENA (2018), FUNARTE Descentrarte (2019), PROAC LAB (2020) e edital de Fomento Municipal de São Sebastião (2021).