O evento, que retorna ao modelo presencial, envolve diversas modalidades artísticas, como música, dança, teatro, circo e hip hop
O FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte começa no próximo dia 13, com apresentação teatral do Grupo Roda Mundo, no Espaço Cultural Circo Navegador. A sessão gratuita marca o retorno do festival ao formato presencial, que reunirá artistas de diversas modalidades como música, dança, teatro, circo e hip hop. O evento tem curadoria da Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais no Litoral Norte paulista.
As apresentações acontecem nas quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), em diferentes locais, como forma de atingir diversos tipos de públicos. O festival foi criado com o objetivo de fomentar o cenário artístico da região, levando cultura e arte para toda a população de forma descentralizada e com acesso gratuito. O FELINO já recebeu artistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Espanha, de grande renome, destacando a qualidade artística e relevância do evento.
Segundo Luciano Draetta, diretor artístico e produtor do projeto, o festival já se consagrou no imaginário dos moradores e dos artistas, e se confirma enquanto ferramenta de construção de política cultural. “Trata-se de uma iniciativa independente de caráter associativo e cooperativo, que, em diálogo com as administrações e gestores municipais de cultura e com as trabalhadoras e trabalhadores das artes, promove e assegura o direito de acesso e democratização dos bens culturais”, afirma.
Programação diversificada
O Grupo Roda Mundo estreia no Festival FELINO o seu espetáculo VidAruana – O fio que mantém nossa esperança é a memória. A apresentação se descobre nas reminiscências de seus atores, das origens brasileiras e dos povos originários e escravizados desta terra. Carrega a poesia das essências por meio do Teatro de Sombras, das histórias do cotidiano trazidas pela atriz, escritora e pesquisadora do teatro negro Jéssica Nascimento, da inquietação do professor e filósofo Cláudio Domingos Fernandes e da inspiração nos contos populares de Graciliano Ramos e, sobretudo, no clamor da memória que defende a vida. No elenco estão Jhony Uriel, Lidiane Santos, Marco Senna e Patty Nascimento e a direção é de Lidiane Santos. Este espetáculo tem o apoio do Edital ProAC 01/2021 – Teatro / Produção no Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado e Economia Criativa.
Será no dia 13/08 (sábado), às 20h, no Espaço Cultural Circo Navegador, que fica na R. Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião.