• FALE CONOSCO
  • ANUNCIE
  • QUEM SOMOS
Litoral em Pauta
  • JORNAL
  • Caraguá
  • São Sebastião
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Gente Que Faz
  • Eventos
  • Assine Grátis
  • Revista
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Litoral em Pauta
  • JORNAL
  • Caraguá
  • São Sebastião
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Gente Que Faz
  • Eventos
  • Assine Grátis
  • Revista
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Litoral em Pauta
Festa Literária Internacional de São Sebastião – FLISS 2025 chega à sua 4ª edição

Foto: Divulgação.

São Sebastião elege sua nova Corte do Carnaval 2025 neste sábado

Sabesp apresenta estratégias em Nova York, recebe prêmio internacional e destaca planos de investimento

Festa Literária Internacional de São Sebastião – FLISS 2025 chega à sua 4ª edição

29 de janeiro de 2025
0
15
SHARES
69
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilhe

Com o tema ‘A insurgência do convívio: escutas, leituras e diálogos para o Bem Viver’, a Festa Literária Internacional de São Sebastião (FLISS) chega à sua 4ª edição e será realizada nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro, tendo sua programação distribuída entre a Tenda da FLISS na Rua da Praia, o Teatro Municipal e a Livraria FLISS na Praça, no Centro Histórico de São Sebastião.

Realizada pelo Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), e por meio do Edital Lei Paulo Gustavo/2023 – Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura e Economia Criativas do Estado de São Paulo, a 4ª FLISS promoverá encontros entre escritores, artistas e o público de todas as idades, consolidando-se como um espaço de troca e reflexão sobre literatura, humanidade, memória e cultura.

“Devido ao incêndio ocorrido em outubro de 2024 no casarão sede da Casa Brasileira, as atividades da FLISS deste ano serão em diversos espaços no Centro Histórico, abertas a todos os públicos e gratuitas”, explica Adriana Saldanha.

“O casarão que abrigava a Casa Brasileira passará por reforma e restauro e esperamos retomar as atividades culturais em nosso ponto de cultura ainda em 2025. Enquanto isso, convidamos a todos para estes quatro dias dedicados à leitura, às artes e ao pensamento”, completa Adriana.

A proposta da FLISS deste ano é buscar compreender os rumos da pegada humana sobre o planeta e os caminhos possíveis para a justiça social, a felicidade e um mundo saudável para todos os seres vivos. Pensar a relação humana com a natureza, promovendo encontros intergeracionais e reflexões sobre o Bem Viver.

A edição traz conversas literárias e produções em várias linguagens artísticas, convidando a pensar os desafios contemporâneos para o corpo e a alma.

Com direção geral da jornalista Adriana Saldanha, curadoria da escritora Penélope Martins e um conselho curador formado pelas escritoras Janaína de Figueiredo e Alexandra Pericão, a FLISS se apresenta como um espaço para o pensar.  “O acelerado progresso tecnológico, o crescimento da população e a explosão do consumo formam uma paisagem em colapso no antropoceno. Impasses antigos da história como a fome, a indigência, a migração forçada e os conflitos bélicos somam-se ao sufocamento de uma crise generalizada de saúde mental composta pelo ritmo perturbador do excesso das coisas individuais, ao mesmo tempo em que escancara o desafio de sobrevivência da própria espécie. A perplexidade de nos levarmos a sério como agentes transformadores, dispostos à reflexão profunda, evoca a responsabilidade coletiva de impulsionar o diálogo para criação de um novo protagonismo efetivamente dialógico”, elabora Penélope Martins.

Programação

A abertura oficial ocorre no dia 6 de fevereiro, às 19h, no Teatro Municipal de São Sebastião, com a presença de Adriana Saldanha, presidente do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira, das escritoras e curadoras Penélope Martins, Janaína de Figueiredo e Alexandra Pericão e de representantes da Fundass e da Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião.

Na sequência, na primeira noite, às 20h, o palco do teatro recebe o escritor, pesquisador e professor Ademario Ribeiro Payayá e a escritora e curadora Penélope Martins para uma conversa sobre ‘Moquem Antropofágico para decolonizar e o Bem Viver para enraizar o amor’, com lançamento do último livro de Ademario Payayá, Moquem Antropofágico – Apontamentos para o Ensino Decolonial da Temática Indígena.

Ao longo dos quatro dias, a programação inclui rodas de diálogo como o ‘Chá com Livros’, que trará um bate-papo com um dos maiores especialistas em dinossauros brasileiros, o biólogo, paleantólogo e escritor Luiz Anelli, logo no primeiro dia (6), na Tenda da FLISS, às 15h.

Outro ‘Chá com Livros’ sobre Biografias terá uma conversa com o jornalista Júlio Maria, biógrafo da cantora Elis Regina, apresentado pelo jornalista José Américo Câmera.

A programação terá conversas no palco do teatro com a escritora Andrea Del Fuego, a cordelista e escritora Auritha Tabajara e com o escritor e crítico Julián Fuks.

O ‘Círculo das Histórias’ contará com rodas de conversa sobre poesia popular, literatura e oralidade com autores e narradores de histórias como Débora Kikuti, Marco Haurélio, Edson Ikê, Lucélia Borges, Zilza Helena, Isabel Galvanese e Alexandra Pericão e com a contadora de causos caiçaras, Neide Palumbo, entre outros escritores e narradores.

A produção de poetas sebastianenses abre espaço para Geraldo de Buta, escritor e agitador cultural da cidade de São Sebastião, e para o Sarau Suburbano do cineasta e escritor Alessandro Buzo, com Brenalta MC, Daniel Navarro e Jean Garfunkel, no final da tarde do sábado (8), na Tenda da FLISS.

A agenda tem, ainda, exibições de filmes e debates com documentaristas e videastas, entre eles, Paulo Alberton, Letícia Andra, Gabriela Romeu e Janaína de Figueiredo.

Performances artísticas serão conduzidas pelo Palhaço Surubim e pela OssoBanda, para o público infantil, com cortejos na Rua da Praia.

O show ‘Tributo a Mercedes Sosa – A voz dos sem voz’,  com a cantora Indiana Nomma, movimentará a segunda noite da FLISS (7), a partir das 21h, no Teatro Municipal, com entrada gratuita. Indiana é uma artista hondurenha-brasileira que recebeu a chancela da família de Mercedes Sosa para ser porta voz do tributo oficial àquela que é considerada a ‘baquiana del mundo’.

No show durante a FLISS, Indiana Nomma estará acompanhada pelo violonista André Pinto Siqueira, vencedor do prêmio Mimo 2018 como melhor violonista solo do Brasil. O duo traz no repertório músicas cantadas por Sosa, como ‘Gracias a la Vida’ e ‘Volver a los 17’, ‘Duerme Negrito’, ‘Solo Le Pido A Diós’, ‘Alfonsina Y El Mar’, ‘Si Se Calla El Cantor’ e outras canções de compositores latino-americanos imortalizadas por La Negra.

No último dia (9), a FLISS encerrará sua programação no palco do Teatro Municipal com uma conversa com a escritora Andrea Del Fuego, ‘Quebrar a Regra: Como as Mulheres Fazem História’, que terá mediação da jornalista e podcaster Patrícia Palumbo.

No encerramento, também uma homenagem ao escritor Dalton Trevisan com leitura de um conto por Alexandra Pericão e participação musical do maestro e saxofonista Almir Clemente.

A FLISS é uma realização do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira. A direção geral é de Adriana Saldanha, com curadoria de Penélope Martins, Alexandra Pericão e Janaína de Figueiredo e produção executiva de Angela Santos.

As atividades da 4ª FLISS são gratuitas e abertas a todos os públicos, com acessibilidade.

Serviço

Festa Literária Internacional de São Sebastião (FLISS) – 4ª Edição

Data: 6 a 9 de fevereiro de 2025

Locais das atividades:

– Tenda FLISS – Praça do Artesão, Complexo Turístico da Rua da Praia, Centro.

– Teatro Municipal de São Sebastião – Avenida Dr. Altino Arantes, 2 – Centro.

– Livraria FLISS na Praça – Avenida Dr. Altino Arantes, nº 80, Centro.

Programação Completa

Dia 06/02/2025 – Quinta-feira

LIVRARIA FLISS – 14h às 21h – Livraria Suburbana na FLISS – com o livreiro Alessandro Buzo

14h – Abertura e performance de Luciano Draetta/Palhaço Surubim, com cortejo até a Tenda da FLISS

TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA

14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente

14h30 às 15h – Intervenções performáticas de Luciano Draetta

15h às 16h30 – Chá com Livros na FLISS – “Terra, endereço da vida, dos Dinossauros até aqui!” – Bate-papo com Luiz Anelli, escritor e paleontólogo.

Apresentação: Penélope Martins.

17h às 18h – Tarde de Autógrafos na FLISS

TEATRO MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

19h – Abertura oficial FLISS – 4ª Edição.

20h – “Moquém Antropofágico para Decolonizar e o Bem Viver para enraizar o amor” – Lançamento de livro e conversa no palco com os escritores Ademario Ribeiro Payayá e Penélope Martins. Mediação: Gabriela Romeu.

Dia 07/02/2025 – Sexta-feira

LIVRARIA FLISS

14h às 21h – Espaço Livraria Suburbana na FLISS

TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA

14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente

14h às 14h45 – Show da Banda OssoBanda – Para o público infantil

15h às 16h45 – Cinema para Toda Gente – “Onde vive em nós o sagrado” – Exibição dos filmes Benzô, de Letícia Andra, e Meninos e Reis, de Gabriela Romeu, seguida de conversa com as autoras e documentaristas. Mediação: Penélope Martins.

17h às 18h30 – Círculo das Histórias: “A poesia popular no fio da história” – Encontro com o escritor Marco Haurélio e os artistas visuais e xilógrafos Lucélia Borges e Edson Ikê.     Mediação: Alexandra Pericão.

TEATRO MUNICIPAL

19h às 20h30 – “Coração sagrado cajueiro: trajetória de luta, ancestralidade acolhedora” – Conversa no palco com a escritora Auritha Tabajara.

Mediação: Alexandra Pericão.

21h – Show “A Voz dos Sem Voz – Tributo a Mercedes Sosa”, com Indiana Nomma. Gratuito – Aberto ao público.  Classificação: livre

Dia 08/02/2025 – Sábado

LIVRARIA FLISS – 14h às 21h.

TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA

14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente

14h às 15h30 – Círculo das Histórias: “Do mar ao verbo” – Com os artistas de São Sebastião: Neide Palumbo (contadora de causos caiçaras), Geraldo de Buta (poeta) e Bel Galvanese (ilustradora, escritora e ceramista). Mediação: Janaína de Figueiredo.

16h às 17h30 – Chá com Livros na FLISS – Biografias – Conversa com o jornalista Júlio Maria, biógrafo de Elis Regina, e com a cantora e educadora Indiana Nomma. Mediação: José Américo Câmera.

17h30 – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente

18h às 19h30 – “Palavra é rua” – Sarau Suburbano na FLISS. Apresentação de Alessandro Buzo, com participação dos poetas sebastianenses Brenalta MC, Daniel Navarro e Jean Garfunkel.

Microfone aberto para público, após performances.

TEATRO MUNICIPAL

20h – “Trilhas da memória e a prática do esquecimento” – Conversa com o escritor e crítico literário Julián Fuks. Mediação: Janaína de Figueiredo.

Dia 09/02/2025 – Domingo

LIVRARIA FLISS

14h às 21h– Espaço livraria na FLISS – Rua da Praia

TENDA DA FLISS – PRAÇA DO ARTESÃO / RUA DA PRAIA

14h – Histórias da FLISS no Telão – Entrevistas gravadas – Instalação permanente

14h30 às 16h – Círculo das Histórias: “Para falar e inspirar a escuta do amor” – Encontro com a artista, pesquisadora e narradora de histórias Débora Kikuti e com Zilza Helena, educadora, contadora de histórias e representante da comunidade negra no Conselho Municipal de Cultura de São Sebastião. Mediação: Alexandra Pericão.

16h – Tarde de Autógrafos – Comunicação da autora e autógrafos do livro Catálogo de Cantoras Negras, autora Luciana Oliveira.

16h30 às 18h30 – Cinema para Toda Gente: “Brotar a vida” – Exibição dos filmes da escritora Janaína e do jornalista documentarista Paulo Alberton, seguida de roda de conversa com os autores. Mediação: Letícia Andra.

TEATRO MUNICIPAL

19h às 19h30 – “A aura do mistério” – Homenagem ao autor Dalton Trevisan, com a narradora Alexandra Pericão e participação musical de Almir Clemente.

20h – “Quebrar a regra: como as mulheres fazem história” – Conversa no palco com a escritora Andrea Del Fuego. Mediação: Patrícia Palumbo.

22h – Encerramento da FLISS.

Notícia Anterior

São Sebastião elege sua nova Corte do Carnaval 2025 neste sábado

Próxima Notícia

Sabesp apresenta estratégias em Nova York, recebe prêmio internacional e destaca planos de investimento

  • JORNAL
  • Caraguá
  • São Sebastião
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Gente Que Faz
  • Eventos
  • Assine Grátis
  • Revista
Fale Conosco: (12) 99766.6708

Redação. Av. Paulo Ferraz da Silva Porto, 275, Prainha – Caraguatatuba
© 2024 • Litoral em Pauta • www.litoralempauta.com.br | [email protected]

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • IMÓVEIS
  • Caraguá
  • São Sebastião
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Artes
  • Podcast
  • Jornal Impresso
  • Assine Grátis
  • Fale Conosco

Redação. Av. Paulo Ferraz da Silva Porto, 275, Prainha – Caraguatatuba
© 2024 • Litoral em Pauta • www.litoralempauta.com.br | [email protected]

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
× Assine Grátis