A partir desta sexta-feira, dia 10 de maio, a Casa de Cultura de São Sebastião recebe a exposição “Tempo Teimo – ensaio sobre a maternidade”, um conjunto de obras que é a expressão artística de vivências, inquietudes e buscas da artista visual Noemi Martinelle. São obras de diferentes linguagens criadas durante a gestação, puerpério e até o primeiro ano de sua filha.
A relação com o próprio corpo, o coletivo necessário para trazer uma vida ao mundo, a amamentação e as tristezas e indignações que acompanham a maternidade são alguns dos temas apresentados pelas obras. “Todas as obras surgem pela maternidade e como um protesto sobre como a sociedade trata a maternidade e as mães”, conta Noemi.
O processo de criação durou cerca de um ano e esteve envolto em reflexões e vivências sobre o fazer criativo da artista, o fazer criador da mãe, o tempo necessário para cuidar de uma vida, o tempo necessário para criar uma obra artística e a teimosia de insistir para ser quem se é. A artista relata que “a experiência com a maternidade mudou minha relação com a arte e com o tempo, fez eu perceber que eu precisava ser teimosa, insistir em criar um tempo para criar”.
“Tempo Teimo” é composta por seis obras que expressam as vivências e sentimentos da artista, que utiliza diferentes linguagens que são representativas da própria mensagem que passam. As obras estarão expostas na Casa de Cultura de São Sebastião entre os meses de maio e junho. Durante o período, os visitantes mergulharão no universo da criação da vida e do fazer criativo. Mais do que ver as obras, os visitantes serão convidados a realizar suas próprias criações artísticas no mini ateliê que será montado para a ocasião.
Sobre Noemi Martinelle
Noemi Martinelle é artista visual e designer, suas produções passam pela arte têxtil, audiovisual e performance. Já concebeu e participou de exposições coletivas, realizou performances e ministrou oficinas. “Tempo Teimo” é sua primeira exposição individual.
Natural de Jales, interior de São Paulo, Noemi reside em São Sebastião há cinco anos e encontrou aí convites e provocações para olhar o horizonte, acompanhar as mudanças lunares e conhecer os sentimentos marítimos. Isso propiciou mergulhos internos e a formulação de inquietações entre o território e o eu.
De maneira autodidata, há quinze anos investiga e cria formas de expressões através do traje e da materialidade têxtil e, mais recentemente, tem explorado a linguagem digital, por meio de animações e ilustrações. A versatilidade trazidas pelas diferentes linguagens são os caminhos para expressar sua criatividade e paixão pela arte.
Serviço
Tempo Teimo
Abertura: 10 de maio às 19h30
Visitação:
De 10 de maio a 23 de junho
De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h
Casa da Cultura (Avenida Dr. Altino Arantes, nº 174, São Sebastião)
Entrada gratuita