Daniele Murillo
Neste texto, abordaremos a importância do ensino de excelência em conjunto com outros cuidados, como a saúde emocional das crianças e também com o meio ambiente como um todo. É preciso educar pessoas engajadas em cuidar do planeta, mas que também sejam livres, criativas, empáticas e emocionalmente saudáveis. Além disso, é essencial saber direcionar toda a tecnologia disponível, de forma educativa e construtiva, com olhar pedagógico e acompanhamento.
Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a Educação Particular aqui no Litoral Norte e como ela pode oferecer uma educação de qualidade e sustentável para seus filhos. Nesta edição, em que estamos falando de crescimento, expansão e novidades, é cada vez mais importante destacar que opções de ensino são a base de tudo, pois elas contribuírem na formação dos nossos filhos, parentes e amigos e são essenciais na formação da sociedade em que convivemos.
Conversamos com quatro instituições escolares da região, todas de ensino particular e bem conceituadas. Entre as participantes estão: o Colégio São João em Ilhabela, o Institucional Paideia e o Cbic de Caraguatatuba e ainda o Colégio São Sebastião. Algumas das escolas que entrevistamos trabalham desde a primeira infância, o que chamamos de Base de construção. Na fase da primeira infância, desde a barriga da mãe até os seis anos, as crianças desenvolvem habilidades e competências que serão utilizadas ao longo da vida, tanto cognitivas, emocionais quanto sociais. Por isso, é fundamental que elas recebam estímulos adequados desde cedo.
Nossas conversas sobre educação iniciam na paradisíaca Ilhabela
Quem conversou com a gente foi Thais Monteiro da Silva, Diretora do Colégio São João em Ilhabela. Inaugurado em 1998 e neste ano, com 25 anos de funcionamento, Thaís conta que a concepção da escola partiu dela e de Ângelo Cavalheiro, mantenedor, professor, arte-educador e artista plástico, juntos eles são responsáveis pela instituição. Um espaço diferenciado em meio à natureza da Ilha, oferece desde a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e com opção de período integral. Sobre os diferenciais da escola, não poderíamos deixar de destacar a sua estrutura, com uma biblioteca com acervo de quinze mil livros, três espaços de recreio, salas com janelões grandes, quadra poli esportiva, piscina semiolímpica e campo de futebol.
Thaís fala que o ensino no São João é “humanista, e usa muito das metodologias ativas, onde o aluno é mais protagonista do próprio ensino, através de aulas práticas e vivências interessantes”. A escola cria muitos murais e seminários, onde os alunos interagem ativamente, mais do que costumam participar no modo tradicional, quando só os professores dão aulas expositivas, e segundo a diretora, a intenção da escola é reduzir cada vez mais esta questão de aprendizados direcionados. Na questão emocional a escola investe em medidas que colaboram para tornar o aluno mais feliz e, para o colégio São João, quanto mais feliz a criança ou o adolescente se encontrar, melhores serão os seus resultados, mas a escola também conta com o auxílio de uma psicóloga, para quando é necessária qualquer intermediação, através de conversas, direcionamentos e rodas de pais.
Quando o assunto é tecnologia, o colégio São João possui uma matéria que se chama “mundo digital”, onde os professores podem explorar o trabalho diário de forma significativa, e já aproveitam para ensinar aos alunos como usar tanta informação da maneira mais segura e correta possível. Com onze laboratórios, com computadores em todas as salas, além de outros recursos disponíveis, os alunos interagem com jogos matemáticos, criações de textos e muito mais. Perguntamos ainda sobre a escola do futuro e, para Thaís, estamos muito próximos da escola do futuro, com todos os atuais debates sobre a inteligência artificial e tudo que isso envolve. Os alunos do São João seguem direcionados sempre na busca pelo equilíbrio, entre viver em harmonia com a arquitetura, o meio ambiente e as tecnologias.
O Colégio São João está localizado na Avenida São João, 383, bairro Perequê, Ilhabela – SP. Instagram: @colegiosaojoao
Ensino Bilíngue e Atividades Extracurriculares
Em Caraguatatuba, uma das escolas bastante conhecida pelo seu currículo diferenciado é o Institucional Paideia, que já atua na região há quinze anos. Com duas unidades, a escola atende desde o berçário até o ensino fundamental II. Com ensino bilíngue, tecnologia e diversas atividades extracurriculares. A escola tem parceria com instituições internacionais, como ser associada à Unesco, do Google For Education, da RIEC Brasil – Rede Internacional de Escolas Criativas e também do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.
O Institucional Paideia acredita que ao assegurar educação de qualidade, está auxiliando seus alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de valores éticos e morais, contribuindo para o crescimento de cidadãos responsáveis e autônomos. No Paideia é possível utilizar da “jornada estendida” de acordo com a melhor rotina para cada família. O ensino bilíngue é iniciado aos seis anos de idade através de didáticas que envolve vivências, valores e respeito á diversidade cultural.
No quesito tecnológico, o Institucional Paideia foi o primeiro no Brasil a implantar o Google For Education, onde os alunos podem acessar as funcionalidades do plano Enterprise do Google. As ferramentas disponíveis auxiliam nas variadas atividades, como pesquisas e aplicações e desenvolvimento de habilidades da tecnologia educacional.
As unidades do Institucional Paideia estão localizadas nos endereços: Paideia 1 – Rua Santos Dumont, 203 – Centro, Paideia 2 – Rua Ilhabela, 239 – Sumaré, ambos em Caraguatatuba – SP.
Redes Sociais: @educacionalpaideia
Pelo CBIC – Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba, quem responde é Camila Vicentini, Supervisora e Diretora do Cbic, instituição de ensino que atua desde 2014 em Caraguá. Oferece do Berçário ao 9º ano, e em breve também com ensino médio. Com base em princípios cristãos, a escola é bilíngue e conta com algumas soluções parceiras para desenvolver suas ações pedagógicas. O material didático é composto pelo SAS (Sistema Ari de Sá), pelo CELLEP (programa bilíngue) e pela ViaMaker (solução de robótica). Além disso é uma escola TOEFL, que promove anualmente testes diagnósticos e certificação internacional em inglês.
“O tempo regular de ensino supera as bases de matrizes propostas pelo Estado da Educação, sendo que os alunos da Educação Infantil ao 9º ano têm entre 30 e 35 aulas semanais, o que supera em muito, não só o tempo proposto, como a qualidade da aprendizagem. Temos o programa integral/imersão que propõe experiências e vivências exclusivamente em inglês. Além disso temos aulas extracurriculares de kung fu, jazz, ballet, basquete, vôlei, futebol e cheerleaders (líderes de torcida)” relata a diretora.
A escola também valoriza a educação emocional, inclusive, os materiais utilizados abordam as competências e habilidades socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular em seus capítulos dos livros didáticos.
O Colégio CBIC está localizado na Rua Ministro Dilson Funaro 645 – Jardim Britânia, Caraguatatuba – SP. / Site: colegiocbic.com.br / Redes Sociais: @cbiccaragua e @face.cbic
Para Finalizar nosso passeio pela educação estivemos em São Sebastião
Juliana Bortholo Rodrigues de Oliveira Contini, Diretora do Colégio São Sebastião nos conta que a escola foi fundada em 2002 e atualmente tem como mantenedora a Cruzeiro do Sul educacional. Com proposta pautada no respeito como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, descobridor do seu espaço, ousando novas descobertas, construindo seus valores, interagindo com o meio e modificando-o. Atualmente a instituição conta com o Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Valoriza e estimula o protagonismo, fortalecendo o exercício à cidadania e ações que promovam os valores éticos e morais. Através de aulas inovadoras, a grade inclui inglês, letramento digital, identidade e linguagem, cultura e comunicação, educação financeira, empreendedorismo e projeto de vida.
Sobre educação socioemocional ela responde que muitas são as expectativas relacionadas a esse tema. A escola preocupa-se muito com a saúde mental dos alunos, realizamos atividades socioemocionais atreladas às atividades das disciplinas de base comum.
Além disso desenvolvemos projetos para promover a integração, socialização, compartilhamento de conquistas e hábitos saudáveis. Entendemos que as competências artísticas no âmbito socioemocional permitem desenvolver habilidades relacionadas às emoções e a sociabilidade” Juliana Complementa.
No Colégio São Sebastião a tecnologia também faz parte do desenvolvimento da proposta. E tornou-se uma ferramenta indispensável, hoje os alunos utilizam dia a dia dos ambientes virtuais de aprendizagem, dos dois sistemas de ensino. Dentro deles temos disponíveis o material digital e recursos para atividades, avaliações, aulas online, entre outros.
Importante ressaltar que além das nossas entrevistadas, todas as cidades do litoral norte dispõem de diferentes tipos de ensino, e quanto mais soubermos sobre cada uma, mais assertivo será na hora de decidir aquela que mais se conecta com a nossa família e os valores em que acreditamos. E o melhor de tudo, temos ótimas opções!
O Colégio São Sebastião está localizado na Rua Agripino José Do Nascimento, 177- Vila Amelia, São Sebastião / Site www.colegiossebastiao.com.br / Redes Sociais: @colegiosaosebastiao