Felipe Riela
O empreendimento, na região do bairro Porto Novo, integra a construção dos ‘molhes (paredão) Norte e Sul’. Para isto, são utilizados maquinários para colocação e assentamento das pedras que fazem o caminho pelo mar. O lado Norte já chegou aos 925 metros de comprimento, enquanto o lado Sul já atinge 1.030 metros de extensão. Essa contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, tem a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.
Segundo a prefeitura de Caraguá, responsável pelas obras, o empreendimento avança rapidamente. Quando finalizadas, vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da região sul do município, contribuindo com a navegação e o sistema de drenagem da cidade. A iniciativa promete transformar o entorno do rio, em uma nova planta comercial, contando com estrutura de apoio ao novo porto, além de intervenções urbanísticas e construções.
O enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior construção de molhes do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões. A expectativa, de acordo com a Secretaria de Obras Públicas é que até o início de 2024 o empreendimento esteja concluído. A cidade vai crescer com este novo marco no setor náutico e de apoio marítimo portuário, aliado ao turismo que agrega valores aos negócios planejados.