Com a chamada “seja uma mulher que levanta outras mulheres”, o projeto Samininas convida todo o público feminino a participar de sua rede de apoio, cujo objetivo é, por meio de atitudes e princípios da sororidade, com troca, incentivo e confiança, valorizar e impulsionar o trabalho dessas mulheres, trazendo renda para suas famílias e aquecendo uma economia criativa, local e solidária. O encontro acontece na próxima quinta feira às 19h na Casa Caiçara, em São Sebastião, com entrada gratuita. O projeto é uma iniciativa da Oficina Ligare, realizada por meio do Programa de Fomento Cultural, da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (Fundass), recebe apoio do Coletivo Caiçara, dentre outras organizações.
Nesta primeira edição, 10 (dez) mulheres, empreendedoras, artistas, ativistas comunitárias, professoras, artesãs e comerciantes foram contempladas com ações do programa, segundo a coordenadora do projeto, a produtora de fotografia Vanessa Stropp. Cada uma recebeu um produto ou serviço para impulsionar a divulgação de seu trabalho dentre as seguintes opções: criação de identidade visual de marca, elaboração de ensaio fotográfico, organização de portfólio e confecção de livro de artista.
Joana Passos, uma das integrantes do projeto, caiçara da Praia de Santiago, onde serve deliciosas porções de peixe, frutos do mar e outros produtos, comemora sua participação. “A criação da minha marca chegou em ótimo momento. Acredito que ela trará valor e visibilidade para meu trabalho, atraindo mais e novas pessoas para conhecer as Nativas”. Já Angélica Souza, conhecida por salgar peixe de forma artesanal, como manda a Cultura Tradicional Caiçara, não é a primeira vez que vive a experiência. Em 2022 teve seu primeiro livro publicado pela Editora Oficina Ligare, e agora se anima com a nova edição. “Ter meu livro de receitas em formato de caderno, além de aproximá-lo das pessoas, amplia a possibilidade de alcançar mais leitores e apreciadores da culinária caiçara”.
Além desses projetos de maior duração, outras ações integraram a iniciativa, como foi a recente oficina de fotografia oferecida a mulheres empreendedoras criativas da Costa Sul. Uma das participantes, Fabiana Santos, conta que gostou muito da experiência. “A oficina foi bem explicativa sobre todo o processo que envolve uma fotografia e começa bem antes da hora de fazer o clique. Abriu minha mente para coisas que eu não sabia, como escolher o melhor momento do dia, aproveitar a luz natural, usar alguns truques para melhorar a foto, e outros. Deu um incentivo para eu seguir em frente com minha loja online”.
Sobre o projeto
Samininas costura com linhas da empatia feminina três dimensões da Cultura: simbólica, cidadã e econômica. Simbólica porque ao escolher a arte como linguagem, mostra que é inerente ao ser humano sua capacidade de se expressar. Cidadã porque parte do princípio de que nós, mulheres, somos produtoras da nossa própria história, da nossa cultura. Econômica não apenas por gerar trabalho e renda, como também por se basear na informação, na criatividade e no conhecimento mútuo como elementos motores da chamada nova economia. Assim, a Oficina Ligare, lança mão da experiência em fotografia, design e artes gráficas para potencializar empreendimentos femininos a partir do desenvolvimento de projetos visuais que expressam a visão de mundo e os valores de cada iniciativa e, consequentemente, alavanquem a divulgação do trabalho dessas mulheres.
Sobre a Oficina Ligare
A Oficina Ligare idealiza e concebe projetos visuais únicos e marcantes, sempre construindo pontes e conectando pessoas, histórias e memórias. Assim, consegue proporcionar uma experiência única, individual e personalizada a seus clientes. Para isso, abraça cada proposta desde o momento da concepção à finalização, passando pela construção da identidade visual, diagramação, criação de produtos digitais, produção gráfica, técnicas e processos artesanais, dentre outras etapas. Em 2020 cria seu primeiro selo editorial.
Serviço
Encontro da rede Samininas Dia: 21 de setembro de 2023
Horário: 19 horas
Endereço: Casa Caiçara (Rua da Praia, Centro Histórico de São Sebastião) Preço: entrada gratuita
Mais informações: WhatsApp 12 98863-4881