O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve reunido na última quarta-feira (1/6), com representantes da Elektro, para cobrar, novamente, melhorias no serviço prestado pela concessionária de energia elétrica na cidade.
Na pauta da reunião, a questão das podas preventivas na fiação, as constantes quedas e demora no religamento da energia e a atual prestação de serviço na cidade. “Precisamos de agilidade e eficiência no serviço prestado pela Elektro. Nossos moradores reclamam com frequência e espero que em breve, o serviço prestado seja atendido de forma satisfatória ao cidadão”, destacou o Prefeito, Toninho Colucci.
A Elektro prevê o investimento de R$ 70 milhões nos próximos quatro anos em Ilhabela, em especial, na construção de uma subestação de energia na cidade. “Este é um projeto importante, onde vamos ter que fazer um novo cabeamento da energia, que será subterrâneo e proporcionará menos risco de variação de energia. Um grande avanço para a cidade e sem dúvidas, a solução para os próximos 50 anos. A cidade cresceu muito e precisa de investimentos e a Elektro tem que fazer”, afirmou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Atualmente, a cidade é alimentada com 34,5kv e com a construção da nova subestação, Ilhabela passará a ser atendida com 138kv, o que trará mais estabilidade no fornecimento e o poder de rebaixamento de tensão, causando menor impacto nas quedas de energia.
Os representantes da Elektro também informaram na reunião que, a partir desta segunda-feira (6/6), chegam na cidade seis equipes adicionais, por tempo indeterminado, até que seja feito todo o controle e repasse no manejo da vegetação em contato com a rede elétrica. Cada equipe é composta por dois eletricistas, com apoio de um caminhão adaptado com cesto aéreo. No plano de investimentos, será realizada a melhoria de mais de 50 setores de rede secundária.
Além disso, serão instalados 14 novos equipamentos religadores. Em 2015, Ilhabela tinha apenas quatro, atualmente opera com 24 e a partir do mês que vem, a previsão é de 38 equipamentos em toda a cidade. Os equipamentos religadores atuam como disjuntores automatizados na rede. Toda vez que falta energia na rede, esses dispositivos avisam por telecomando a Central (Campinas), que aciona rapidamente as equipes para o pronto-reparo.
Henrique Almeida, gerente de distribuição da Elektro no Litoral Norte e Vale, destacou que também será iniciada nesta segunda-feira (6/6), a correção dos pontos quentes, que abrange aproximadamente 150km de rede de energia. Nestes pontos, será feita a troca de conexões, que poderiam vir a oferecer problemas dentro de um ano, e agora, será tratado já neste mês.
Participaram da reunião, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; o vice-prefeito João Colucci; os secretários municipais, Flávio Miranda (Obras) e Walter Faustino (Serviços Urbanos); o coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, Ronaldo Alves e os representantes da Elektro, Gustavo Coelho (Técnico Especialista), Ana Berluzi (Institucional), Henrique Almeida (Gerente de Distribuição do LN e Vale), Vinicius Silva (Supervisor de Ubatuba e Ilhabela) e Eduardo Zornof (Especialista Comercial).