Eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba para o biênio 2025-2026, o vereador Antonio Carlos Junior tem como foco trabalhar em prol de melhorias no município. Para ele, a transparência e participação popular na gestão da Casa são imprescindíveis.
De acordo com o novo presidente, uma das principais metas de sua gestão é a realização de um concurso público para a Câmara. “Precisamos falar sobre concurso público, e mais do que falar, fazer o concurso”, afirmou Junior, que pretende iniciar o processo ainda no primeiro semestre deste ano.
Outro grande sonho do político, é que a nova sede da Câmara deixe de ser um projeto e se torne realidade nos próximos anos de seu mandato. Ele explica que o atual prédio é muito antigo e que embora tenha passado por diversas reformas ao longo dos anos já não comporta a necessidade da Casa.
Desde sua posse, Junior tem trabalhado incansavelmente na análise dos contratos atuais da Câmara. Segundo ele, sua pretensão é manter apenas o que for pertinente e que não possa ser feito pelos próprios servidores, o que significa otimizar os custos. Ele também tem se reunido com servidores e vereadores.
“Minha conversa com os vereadores tem sido muito positiva. Conversei sobre projetos de cultura, esporte e as demandas que os vereadores querem levar para o prefeito. Deixei as portas abertas para o diálogo”, ressaltou o presidente, afirmando que seu compromisso é de estabelecer bases para tomadas de decisões que sejam positivas para o legislativo, para os servidores, mas principalmente para Caraguatatuba. “Nosso dever é cuidar da população e espero que essa parceria entre a Câmara e a Prefeitura possa levar políticas públicas para a vida das pessoas, o que é de extrema importância e meu principal foco focar”, destacou.
Ele salientou ainda que está de portas abertas para todos os vereadores, pois a boa tratativa entre os mesmos só tem a beneficiar a população.
Questionado sobre as prioridades para o município nos próximos meses, ele citou a saúde como a questão mais urgente. Segundo Junior, o prefeito Mateus Silva está trabalhando muito para que o atendimento da população e a falta de medicação sejam sanados.
Antonio Carlos Junior também citou a reestruturação da Guarda Civil Municipal – GCM, com foco em fortalecer e expandir a parceria com a polícia civil e militar, e com o próprio Governo do Estado. Ele também adiantou que, em relação ao aumento do IPTU, o prefeito deverá se reunir com seu corpo de secretariado, da fazendo, administração, o vice-prefeito, para entender a situação. “Tenho certeza de que o desejo do prefeito é diminuir o valor, mas é preciso se respaldar para tomar as decisões corretas de como percorrer esse caminho, com responsabilidade acima de tudo. De toda forma, a revisão do IPTU está no radar do prefeito”, declarou.
Já questões ligadas ao serviço funerário, que também é apontado pela população como uma situação delicadíssima, o presidente da Câmara lamentou o monopólio que se formou na cidade e disse que irá se empenhar durante sua gestão para que outra empresa possa atuar no município, pois “não é aceitável que pessoas simples tenham que pagar 5 ou 6 mil reais para enterrar um ente querido”.
“Há muito a se fazer, mas eu tenho muita esperança no Mateus e em todo o seu secretariado. E pode ter certeza de que a câmara será parceira. Os vereadores estão muito imbuídos de cuidar do povo, cada um deles, eu tenho certeza disso. Agora, temos que dar tempo para que o prefeito trabalhe, se organize, para que possamos enquanto vereadores cobrar daqui quatro anos o que ele vai ter feito pela cidade. Tenho certeza de que o Mateus será um grande prefeito e deixará a cidade muito melhor do que pegou”, enfatizou Antonio Carlos Junior.