Por Drielly Leite.
Advogada especialista em Direito do Trabalho, professora, palestrante e escritora, Dra. Cláudia Araujo é destaque por sua expertise em assessoria empresarial, atuando na prevenção de riscos e na otimização de relações trabalhistas.
Graduada em Direito pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) em 2006, possui uma vasta formação, com pós-graduações nas áreas de Ciências Sociais, Mediação Familiar e Direito Público. Mestra em Direito, possui especialização em Direito Civil, Trabalhista, Administrativo, Direitos Humanos e Direito Constitucional e Militar.
Advogada, Cláudia foi oficial da FAB (Força Aérea Brasileira) durante três anos e dois meses, após ser aprovada em um concurso público. Junto à FAB, atuou no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), no setor de licitações e contratos, além de prestar assessoria jurídica em conjunto com a Advocacia Geral da União. Nesta época, foi também docente nos cursos de preparação e formação para militares e no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais-da Reserva).
Uma voz ativa na defesa dos direitos da mulher, ela fez sua dissertação de mestrado, publicada em 2018, sobre o ‘Direito da Amamentação e a preservação do vínculo mãe-bebê para a militar brasileira pós licença maternidade’, que foi inspirada pelas vivências compartilhadas por suas colegas de farda, que após o período puerperal precisavam retornar imediatamente para os seus postos, sendo impossibilitadas de se dedicarem aos seus bebês.
Para Cláudia, escrever e publicar a obra foi muito gratificante, especialmente por poder promover a conscientização por meio de sua pesquisa. “Se nós temos hoje as mulheres no mercado de trabalho, temos que fornecer condições para que elas possam exercer todo o seu potencial laborativo”, ressalta.
De acordo com ela, que também é palestrante pela causa, seu interesse pelas pautas femininas vem desde a infância, inspiradas pela perseverança e empoderamento das avós e da mãe. Ela relembra que esse chamado se intensificou ainda mais quando passou a atuar no mercado de trabalho, que foi quando entendeu que, “nós, mulheres, temos que fazer um esforço muito maior para validar a nossa capacidade profissional, pois tudo acaba girando em torno da concessão da licença à maternidade, que embora seja um direito fundamental é tratado como um favor”.
No universo corporativo, ela presta consultoria, orientação e assessoria para empresas de pequeno, médio e grande porte. Seu trabalho vai além da atuação jurídica, focado em compliance trabalhista, onde mapeia as necessidades e metas da empresa, orientando sobre os riscos de processo, saúde mental em local de trabalho, além de ministrar cursos, palestras e workshops, com o objetivo de assessorar de forma assertiva a atividade empresarial, alertando empresários sobre os pontos que devem ser melhorados e os riscos de processos judiciais.
Especialista em Direito Trabalhista, Cláudia chama atenção para o aumento expressivo do número de casos envolvendo ações com pedido de indenização, baseados no assédio moral e sexual. Segundo ela, foi a partir desta constatação que passou a promover uma abordagem de conscientização para empresas se adequarem a NR1, que é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, que trata sobre a preservação da saúde mental, com o objetivo conscientizar as empresas da importância de manter o trabalhador motivado e o ambiente de trabalho saudável.
“Minha missão de vida é ajudar tanto os trabalhadores, colaboradores quanto os empregadores a terem consciência que o mercado de trabalho é competitivo, e que assim como a empresa precisa da força do trabalho, o trabalhador precisa do seu salário, logo, é necessário que haja uma relação harmônica entre as partes, com respeito e dignidade, para que ambos possam se beneficiar, resultando na queda dos processos judiciais e nas desmotivações e adoecimentos nos postos de trabalho”.
Além de sua atuação no Direito, Cláudia segue sendo uma educadora dedicada. Professora desde 2013, lecionou em instituições de renome como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e atualmente é docente na Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel (FATEFIG), onde atua também na orientação de trabalhos de conclusão de curso.
Atualmente está como vice-presidente da Comissão do Terceiro Setor da 36ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos, onde também integra como membro a Comissão da Mulher Advogada e a Comissão de Direito do Trabalho. A advogada também se prepara para defender sua tese de doutorado, que abordará como tema o combate ao assédio moral, à importunação sexual e à violência no trabalho, reforçando seu compromisso com a saúde mental e a segurança nos ambientes profissionais.
Para saber mais, acesse o Instagram @claudiaadvogada28 ou entre em contato pelo telefone/whatsapp (12) 982901128; e-mail: [email protected].