A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para diversos cursos de Pós-graduação. A novidade é o Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, ligado ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), que acaba de ser aprovado.
O novo curso foi criado de forma articulada com o já consolidado Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, também com inscrições abertas, que formou a primeira turma em 2010 e tem recomendação nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“O Doutorado é fruto do amadurecimento e da consolidação do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, que teve os objetivos revisados, atualizados e ampliados para abranger também o Doutorado”, explica o Prof. Dr. Edson Trajano, coordenador dos cursos.
Entre as propostas do Mestrado e do Doutorado estão a compreensão dos processos de desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, bem como de outras regiões; o fomento às discussões científicas sobre o conceito de desenvolvimento, considerando os aspectos sociais, culturais, econômicos, históricos e ambientais; e o desenvolvimento de ações que possam contribuir com o desenvolvimento regional.
“Além disso, o Mestrado e o Doutorado ajudam a formar pesquisadores capazes de problematizar, investigar, diagnosticar, analisar criticamente e avaliar questões relativas ao escopo do desenvolvimento regional”, completa o coordenador.
Doutorado tem duas linhas de pesquisa e aborda diversos temas
Interessados em fazerem parte do Programa de Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional podem optar por duas linhas de pesquisa: “Avaliação e Diagnóstico do Desenvolvimento Regional” e “Planejamento, Território e Desenvolvimento Regional”, que se subdividem em oito temas e atendem diferentes áreas de atuação profissional, como Comunicação, Educação e Administração, entre outras. Conheça todas as temáticas aqui neste link.
“As investigações realizadas a partir do trabalho conjunto de mestrandos ou doutorandos e docentes ajudam a compreender o desenvolvimento regional e criar soluções que podem subsidiar políticas públicas e processos de transformação social, considerando a Agenda 2030 e os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma o Prof. Dr. Edson Trajano.
Para conhecer as linhas de pesquisa e temas do Mestrado de Planejamento e Desenvolvimento Regional clique neste link.
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas no campus Caraguatatuba
Além do Mestrado e do Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, ligados ao Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Taubaté, também estão abertas as inscrições para o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional no campus de Caraguatatuba.
O curso é recomendado pela Capes com nota 4 e tem mais de 20 anos de tradição, formou a primeira turma em 2000 e os temas de pesquisas focam em questões atuais relacionadas às dinâmicas do desenvolvimento regional, bem como dos processos de gestão e avaliação.
São três linhas: “Gestão de recursos socioprodutivos”, “Planejamento e desenvolvimento regional” e “Avaliação e políticas de desenvolvimento regional”. Saiba mais neste link.
Para conferir outros cursos de Pós-graduação da Universidade de Taubaté, acesse o site www.unitau.br/pos-graduacao
ACOM/UNITAU