Comunicadora, cineasta, mentora e terapeuta, Carol Cluca é a personificação de uma pessoa multitarefas, que com muito profissionalismo e humanização tem conquistado espaço com seu trabalho, tanto no setor audiovisual quanto no segmento terapêutico.
Atuando paralelamente com duas frentes de trabalho, Carol iniciou sua carreira profissional aos 16 anos como coadjuvante em um comercial da gigante farmacêutica Pfizer, que lhe rendeu muitas outras oportunidades com trabalhos diversos em clipes de música, comerciais e novelas. Aos 19 anos, apaixonada pelos bastidores das produções que participava, decidiu lançar-se em sua primeira formação acadêmica com o curso de Rádio Tv e Internet, na Unicsul, em São Paulo, onde vivia na época.
No terceiro ano da faculdade, descobriu que estava grávida do seu primeiro filho, Vitor, nascido em 2009. Optando por dedicar-se a gravidez e aos primeiros anos do primogênito, trancou a faculdade e manteve seu foco nessa nova fase da vida com a maternidade.
Em 2010, decidiu voltar a estudar e fez um curso de Direção e Atuação voltado para o Cinema. Em seu currículo, a comunicadora possui ainda cursos de Dublagem, Produção e Direção de Cinema, além de vários outros cursos de formação na área. Em 2011 voltou para faculdade, concluindo o curso em 2012. Nessa época, Carol já atuava no mercado audiovisual, chegando a participar de grandes produções como a novela das nove ‘A Favorita’ (2008-2009) da TV Globo, como produtora de casting. Além disso, produziu comerciais institucionais para a Prefeitura de São Paulo, para a rede de farmácias Farmais, Fast Shop, dentre outros. Também participou de documentários e curtas-metragens diversos. De 2014 a 2017, foi coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde, na Zona Leste de São Paulo, a convite da gestão que administrava a cidade na época, sendo este o primeiro momento após tantos anos em que se afastou da sua verdadeira paixão, as produções audiovisuais.
Durante a pandemia, em 2020, após seus pais mudarem-se em 2018 para viver no imóvel que possuíam em Caraguatatuba, Carol decidiu vir passar um tempo junto com a família, ainda mantendo alguns compromissos em São Paulo. A mudança definitiva ocorreu em 2021. Para ela, uma pessoa muito engajada com a cultura e a arte, acostumada a estar em um grande polo como é São Paulo, a mudança foi encarada com certa estranheza, pois não conseguia imaginar uma forma para se desenvolver profissionalmente na região.
Ainda em 2020, iniciou o processo de mentorias online, voltada ao ramo da comunicação, sobre ‘Posicionamento nas Redes Sociais’. Com a boa repercussão e procura por seu trabalho, Carol foi incentivada por uma de suas clientes, que era psicanalista, a buscar especialização para oferecer terapia, não apenas mentoria. Embora possuísse como uma característica marcante de sua personalidade a questão do “acolhimento” e auxiliasse seus clientes muito além da proposta que sua mentoria dispunha, não conseguia se imaginar atuando como terapeuta.
Instigada pelo comentário da cliente e disposta a adentrar uma área que já despertava interesse pessoal, Carol concluiu formação nos cursos de Comunicação não Violenta, Mediação de Conflitos e Inteligência Emocional.
Dentro deste processo de descobrir-se como terapeuta, decidiu aprimorar ainda mais seus conhecimentos, iniciando sua 2ª formação, a pós-graduação em Constelação Sistêmica, metodologia que consiste no estudo das emoções que acumulamos do âmbito familiar.
Ao iniciar os atendimentos como terapeuta, rapidamente começou a receber reconhecimento, tendo a maioria de seus clientes hoje vindos através de indicação de outros clientes. De início, ela recorda que a autocobrança por mais especialização era um dos fatores que a deixavam receosa em atender, mas que a espontaneidade das pessoas em procurá-la fizeram-na entender que estava no caminho certo.
Constantemente estudando e buscando se atualizar, seus atendimentos terapêuticos dividem-se em dois módulos, sendo o primeiro voltado ao Acolhimento Terapêutico, e o segundo às Mentorias de Desenvolvimento Pessoal.
Em parceria com a Casa Mundo, Carol já desenvolveu vários projetos, como a Roda de Acolhimento, mentoria em grupo com vários temas, como: medo, culpa, perdão; a Cerimônia do Cacau, além dos atendimentos marcados de Constelação Familiar e Acolhimento Terapêutico Individual. A terapeuta também realiza atendimentos online.
Fora isso, Carol é membro do Conselho Municipal Setorial de Audiovisual de Caraguatatuba e, atualmente, em paralelo com os atendimentos terapêuticos, está envolvida em um novo projeto, o curta-metragem “Batiscafo Escafandro”, onde atua como assistente de direção ao lado Felipe Vernizzi, diretor do projeto. Contemplado pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, “Batiscafo Escafandro” promete trazer uma nova perspectiva do cinema nacional para a cidade litorânea.
Confira mais sobre o trabalho e os projetos de Carol Cluca pelo Instagram @carolcluca e @curadoradesimesma.