Por Drielly Leite
Conheça a história de incríveis mulheres que, em constante busca por renovação e conhecimento para alavancar seus negócios, são fonte de inspiração para muitas outras empreendedoras. Polo de grandes investimentos, Caraguatatuba conta com um time de empreendedoras que são destaque em suas áreas de atuação. Bem-informadas e dispostas a renovarem suas estratégias, elas são a prova de que o esforço e a dedicação são ferramentas poderosas para obter sucesso.
Na busca por renovação e novas estratégias para seus negócios, este time de incríveis mulheres esteve presente na primeira Imersão ‘O Futuro do Varejo On-line e Off-line’, em São Paulo, onde a especialista em Branding, Marketing e Negócios, Empresária e Empreendedora Social Kátia Botelho Mori pode compartilhar tendências, tecnologias e estratégias do varejo, com a participação do fotógrafo, diretor de arte e criação de campanhas, Daniel Burman (Confira o currículo de Kátia e Daniel na página 12).
Compartilhando conhecimentos que prepararam o empreendedor para as dinâmicas futuras do varejo, seja do segmento de serviços ou produtos, combinando teoria com prática de maneira eficaz e interativa, a Imersão foi um intensivo de três dias que contou ainda com estudos de Neurociência, para fazer os participantes “pensarem fora da caixinha” e visita prática ao varejo paulistano com marcas referenciais.
Conheça as mulheres empreendedoras de Caraguatatuba que representaram os empreendedores do Litoral Norte neste encontro único, que lhes rendeu muito conhecimento e a oportunidade de expandirem seus horizontes.
Catia Tamanini – Formada em técnico em processamento de dados, aos 17 anos desenvolveu um sistema de folha de pagamento. Aos 21 se tornou sócia da empresa que trabalha, a Gosoft Informática, atualmente Superlogica Tecnologias. Graduou-se em Administração – Unip aos 28, pós graduou-se em Naturopatia aos 48. Fez cursos livres em comunicação, tecnologia, terapias integrativas e gestão de pessoas pela ESPM. Passou por dois processos de fusão da empresa durante a pandemia.
Atua na área de relacionamento com clientes como advisor da Superlógica Tecnologias, além de ser gestora de um espaço multifuncional, que une gastronomia, livraria, loja colaborativa, terapias e eventos culturais: a Casa Mundo Sabores e Saberes.
“Para meu futuro, através de minha experiência, atendimentos terapêuticos, mentorias de carreira e pessoal, palestras e trabalho voluntário quero inspirar, impactar e contribuir com a transformação para um mundo melhor”, destacou. Para Catia, a participação na Imersão foi muito enriquecedora, trazendo um novo olhar e reforçando o aprendizado adquirido ao longo de sua carreira.
Karina Britto Botelho – Com 20 anos de experiência na área de seguros, Karina iniciou sua carreira como jovem aprendiz em uma corretora, onde pouco a pouco foi ganhando destaque. Em seu currículo, tem passagem por várias corretoras importantes na região além de uma seguradora de destaque nacional. Em 2018, fundou sua própria corretora, que começou com foco em seguro de automóveis e hoje atende todas as necessidades em seguros pessoais e corporativos, com uma equipe de 5 pessoas em home office. Para ela, o momento mais marcante de sua trajetória foi a coragem e iniciativa de deixar a segurança que uma CLT oferece para lançar-se no mundo empreendedor. Hoje, se sente vitoriosa por gerar empregos e ter uma gestão humanizada. Segundo Karina, a participação na Imersão foi fundamental para preparar sua marca para o futuro e as novidades do mercado.
Vania Marciano Costa – Formada em turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano, Vania iniciou carreira como agente de viagens em 2001 na Tour Office Brasil (2001-2014), tendo breve passagem em 2008 na área de atendimento da agência de viagens da Agaxtur Viagens. Em 2015, visionária, uniu sua expertise de mercado e a viabilidade de atuar em home office com foco no cliente e no atendimento virtual personalizado, fundou a Happy Dream Viagens, que oferece pacotes personalizados e atendimento diferenciado realizando sonhos de viagens em experiências incríveis para qualquer lugar do planeta.
Para Vania, a Imersão “foi a continuidade do trabalho que a KB Branding vem desenvolvendo com a minha marca, para reestruturar, reinventar, organizar e planejar atuação no mercado num futuro breve.” Segundo a empresária, o evento também lhe proporcionou insights sobre a utilização das redes sociais e a expansão do público-alvo.
Para mais informações sobre Happy Dream Viagens acesse www.happydream.tur.br ou siga no Instagram @happydreamviagens.
Tamara Barros Moreno – formada em fonoaudiologia pela PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em 2013, Tamara teve passagem como monitora e brinquedista do hospital PUCC (2011 a 2013); trabalhou na Clínica CETMA e como intérprete de libras na Universidade São Francisco (2014); na Acus Multiclínica em Caraguatatuba (2015) e na Uniclin (2016), experiências que puderam complementar ainda mais seu currículo profissional.
Em 2017 abriu sua primeira empresa, a T.B. Moreno e Furlan LTDA, no Centro Médico São Camilo. No mesmo ano também prestou atendimento na Clínica Cores da Vida e na Casa de Saúde Stella Maris. Desde 2022, resolveu empreender e lançou sua própria clínica, a Vital Clin T.M., no Caraguá Praia Shopping, 2º andar sala 8C, com uma equipe profissional multidisciplinar em saúde, além de prestar também atendimentos em Home Care.
Para Tamara, participar da Imersão foi uma rica oportunidade que gerou metas futuras para sua empresa. Agora, seu foco é investir ainda mais em sua marca e estratégias, para que seja reconhecida no Litoral Norte e em outras cidades.
Kely Christie Marcellino Fernandes – há 10 anos empreendendo no mundo da moda, sendo proprietária de uma loja de roupas femininas on-line, Kely Christie atuou em diversas áreas antes de começar a trabalhar por conta própria. Aos 12 anos, iniciou sua jornada profissional como recepcionista em um Buffet, onde permaneceu por 4 anos. Em paralelo, dos 14 aos 18 anos, foi vendedora de uma loja. Também atuou como recepcionista, dentre outros empregos. Agora com uma nova investidora no negócio, se prepara para a abertura em breve de sua boutique em local que sempre sonhou na capital paulistana e para reposicionar a sua marca.
Para Kely, participar da Imersão lhe proporcionou um entendimento mais amplo da internet como uma das principais ferramentas para alavancar seu negócio. “Compreendi que a experiência do cliente deve estar no centro de todas as estratégias de varejo, desde a personalização até a conveniência e satisfação”. Fora isso, “Aprendi muito sobre a importância de me manter atualizada com as novas tecnologias, que estão transformando o setor”, destacou a empreendedora.
Leonice Kaminsky – Professora aposentada, antes de iniciar carreira na docência, Leonice era dona de casa, responsável por cuidar dos filhos e de toda a administração do lar. Nessa época, conciliava o cuidado da família com alguns trabalhos extras que lhe rendessem retorno financeiro, como a venda de cosméticos, semi jóias e lingerie. Formada professora, dedicou-se aos seus alunos até a aposentadoria, quando passou a voluntariar na ong MAP CARAGUA (Movimento de amor ao próximo), na gestão administrativa da instituição, sem fins lucrativos, sob a coordenação da empreendedora social Katia Botelho Mori e com aproximadamente 170 voluntários no polo.
Desempenhando um trabalho verdadeiramente valioso junto a instituição, Leonice tem como maior foco de dedicação a administração do bazar beneficente e da cantina da organização, de onde se gera boa parte dos recursos para manter o local em funcionamento e promover diversos projetos sociais que fazem a diferença na vida e no bem-estar da comunidade.
De acordo com ela, a Imersão não somente ampliou seu entendimento sobre futuro varejista, mas lhe proporcionou ferramentas que podem ser empregadas no seu dia a dia, como colaboradora e voluntária do MAP.
Luciana Argemiro Santos de Souza – Com 28 anos dedicados ao mundo corporativo, Luciana trabalhou em diversas empresas, como Folha de São Paulo, como analista financeiro; Even Construtora e Incorporadora, como coordenadora Financeira; Eldorado Brasil, na Coordenação e Tesouraria; Tegra Incorporadora, na Coordenação de Suprimentos; e na One Inovation, como Gerente de Suprimentos.
Atualmente, Luciana está se preparando para a transição de carreira e iniciando no mundo empreendedor, com planos para montar uma loja de moda feminina. De acordo com ela, está sendo um momento de grandes experiências, onde suas vivências no mundo corporativo têm agregado muito em cada etapa.
Para empreendedora iniciante, a Imersão “foi maravilhosa e me trouxe uma bagagem espetacular com tudo que se refere a força da marca, divulgação, o que oferecer aos meus clientes e como chegar até eles no meio on-line e off line”.
Simone Alves Reis – Atuando como recepcionista no início de sua carreira, Simone mudou por completo sua trajetória ao ser convidada para trabalhar no Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor), onde pode aprender muito e se apaixonar pela profissão. Na empresa permaneceu por 10 anos. Com o fim de sua ligação com a Sincor, começou a empreender ao lado do esposo, Ricardo Areco, com a Casa do DPVAT, em Guarulhos, onde viviam na época, prestando atendimento às vítimas de acidente de trânsito. Em 2019, fundaram sua própria Corretora de Seguros, em Caraguatatuba, onde vivem atualmente, e vendem seguros em geral e também estão focados em novidades que serão apresentadas em breve ao mercado com soluções corporativas também na área financeira.
Para Simone, “o aprendizado que tiro sobre a Imersão é que ainda tenho muito o que empreender, além de ter começado a olhar minha empresa com outros olhos, com mais atenção às mudanças, mais garra e vontade de fazer dar ainda mais certo”.
Kátia Suely Guimarães – Graduada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competências, Kátia trabalhou por 30 anos na Caixa Econômica Federal, atuando como caixa executivo, secretária, gerente, e assistente administrativo. Depois que se aposentou, passou a trabalhar como voluntária no terceiro setor.
Para ela, a Imersão trouxe aprendizados de como construir e fortalecer uma marca. “No meu caso, que hoje estou no terceiro setor, vejo que também é possível e necessário todo o conteúdo abordado”, relatou.
Também participou da Imersão, a fundadora e gestora da Agência Gentecom, agência de publicidade responsável pelo jornal online e impresso ‘Litoral em Pauta’, empreendedora e comunicadora Bruna Veira (Confira o currículo completo na página 18).