Felipe Riela
A Câmara Municipal de Caraguá aprovou ontem (15/08) por unanimidade um projeto de lei que institui o “Dia Municipal dos Observadores de Aves” no calendário oficial de eventos do município. A iniciativa foi proposta pelo vereador Jair Silva (PV), atendendo a uma solicitação do Clube dos Observadores de Aves de Caraguatatuba (COAC).
A partir de agora, o dia 16 de maio será dedicado à comemoração dessa atividade, que tem como objetivo incluir Caraguá no roteiro de observação de aves do Litoral Norte de São Paulo. A lei também busca desenvolver o turismo de observação de aves na região, gerando oportunidades para as comunidades locais.
Diversos órgãos competentes municipais poderão organizar atividades em parceria com associações, grupos da sociedade civil, setor do turismo, universidades, empresas e outras instituições públicas e privadas interessadas no tema. A intenção é capacitar guias, criar produtos de artesanato relacionados à atividade e conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação das aves e seu habitat.
Além disso, espera-se que essa iniciativa gere um aumento no fluxo de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, durante os meses de abril a outubro, que são considerados o melhor período para a observação de aves. Também se espera um maior interesse pelas unidades de conservação, parques e áreas preservadas da região.
Com essa iniciativa, Caraguá busca valorizar a observação de aves como uma atividade turística sustentável, que contribui para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento econômico local.