Bruna Briti e Felipe Riela
O Paideia, escola que atende do berçário ao 9º ano, comprova mais uma vez que está em aprimoramento constante.
A escola possui uma proposta pedagógica diferenciada com Programa Bilíngue reconhecido internacionalmente, Oficina Maker envolvendo construção e programação, Educação Tecnológica, Inteligência Emocional, recursos digitais inovadores, … fazendo jus ao significado do nome da escola “Instituto Educacional e Cultural PAIDEIA”. Busca metodologias de ensino que conversem com cada fase de desenvolvimento e promova o desenvolvimento completo do ser.
A educação alimentar faz parte dos temas importantes para esta unidade escolar, bem como manter o vínculo estreito e transparente com as famílias dos estudantes.
De olho na nutrição dos alunos o Paideia deu mais um salto qualitativo, implantou recentemente a “Cantina Digital”.
Com esse recurso os responsáveis têm a possibilidade de acompanhar em tempo real a solicitação do filho(a) vendo os gastos, tipos de alimentos consumidos e valores nutricionais do consumo. Isso significa mais segurança para os pais, controle sobre os limites de gastos por dia e restrição de produtos específicos do cardápio disponível. Entre tantas possibilidades, a família ainda tem o conforto e facilidade para colocar crédito na conta do filho(a), o qual pode ser feito através de PIX ou boleto.
Esse sistema é utilizado por estudantes desde o 1º ano, os quais fazem seus pedidos e reservas através de APP ou no terminal de autoatendimento na escola.
Além disso, o recurso promove também aos estudantes reflexão sobre o próprio consumo, iniciando uma jornada de aprendizagem financeira na mais tenra idade.
Para aqueles que preferem levar seus lanches de casa o combinado é que alimentos como refrigerantes e salgadinhos industrializados não devam fazer parte das lancheiras.
A educação alimentar é essencial para a plena formação do ser humano. Quanto mais cedo se assimila e incorpora a prática de bons hábitos na vida social dos alunos, mais se fortalece a ideia de que o adulto seja pleno de sua potência para atuar a favor de seus interesses pessoais, profissionais e sociais, tornando-se um agente transformador da sociedade.