Por Drielly Leite
Empresárias, podcasters e grandes incentivadoras do empreendedorismo feminino, mãe e filha, Danielle Nakashima e Linda Campos são a prova de que com persistência, foco e trabalho é possível realizar sonhos e alavancar negócios. Fontes de inspiração para diversas empreendedoras de Caraguatatuba e do Litoral Norte, elas têm se destacado ano a ano por seus incríveis trabalhos não só como empresárias, mas como apoiadoras da causa feminina, ao promover eventos e mecanismos que possibilitam o empoderamento de mulheres nas mais diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.
Linda Campos nasceu em Recife-PE e foi criada em São Paulo. É casada e mãe de dois filhos, Danielle e Jonathan. Aos 14 anos ingressou no mercado de trabalho como manicure para ajudar a mãe em seu salão de beleza. Aos 20 anos decidiu se especializar na área e fez diversos cursos no segmento da beleza. Em paralelo, sempre foi uma mulher muito ativa, compartilhando seu tempo fora do salão com as aulas de dança e datilografia que ministrava na época.
Formada há 35 anos na área da beleza, teve um salão em São Paulo e em Caraguatatuba. De acordo com Linda, a decisão de mudar-se para o Litoral veio por conta de sérias crises de bronquite que seu filho mais novo sofria. Em busca de um ar mais puro e de qualidade de vida, mudou-se em 2011. Seis meses depois, Danielle veio viver com a mãe, também em busca de mais qualidade de vida para a filha, Beatriz, hoje com 16 anos.
Nascida e criada em São Paulo Capital, Dani, como é carinhosamente chamada, é formada em Eventos, Processos Gerenciais, Administração e MBA Executivo em Marketing, Comunicação e Eventos. Em São Paulo, trabalhou junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), enquanto atuava em paralelo ao lado da mãe, Linda, no salão de beleza que a mesma possuía na época. Dani também fez assessoria de eventos na Capital Paulista, participando de diversas conferências corporativas.
Ao mudarem-se para Caraguatatuba, mãe e filha recordam-se de enfrentarem grandes dificuldades para se introduzirem no mercado de trabalho. Porém, com muita coragem e foco em fazer acontecer, as coisas começaram a mudar. Em 2016, Dani decidiu abrir seu próprio negócio, e assim nasceu o ‘Fino Altar’, empresa voltada à assessoria de casamentos, com especialização em Destination Wedding no Litoral Norte de São Paulo.
De acordo com Dani, essa foi a primeira grande virada de sua vida. Com seu empreendimento, as coisas finalmente começaram a acontecer e os trabalhos se tornaram abundantes. Ela conta que grande parte de seus clientes, hoje, são compostos por brasileiros que vivem no exterior e que a procuram para organizar uma segunda cerimônia em solo brasileiro, daí surgiu sua especialização com os “Casamentos de Destino” (Destination Wedding).
Enquanto Dani trabalhava com sua empresa, Linda seguia com os atendimentos de suas clientes, em um salão de beleza próprio que montou no bairro do Indaiá. Com o tempo, mãe e filha começaram a trabalhar juntas no ‘Fino Altar’ com a organização de casamentos, o que permanecem fazendo até hoje.
Durante a pandemia de 2020, com a restrição do funcionamento dos comércios, Linda lançou-se no mundo digital com uma loja de presentes personalizados chamada ‘Tendência e Arte’. De início, ela conta que sentiu grande dificuldade em trabalhar na internet, mas que graças aos cursos que se propôs a fazer na área do marketing digital, conseguiu se adaptar muito bem. Realizando entregas em mãos de seus belos presentes artesanais – outro segmento de atuação de Linda, que é artesã desde os 7 anos – conheceu o locutor do programa ‘Bastidores’, na rádio Antena 8, que veio a tornar-se seu amigo.
Na época, Linda foi convidada para divulgar seu trabalho durante o programa. Logo depois, sua frequência participando dos ‘Bastidores’ tornou-se cada vez mais recorrente, foi então que apresentou sua filha Dani para o locutor, que também lhe cedeu um espaço para falar de sua empresa de casamentos que, naquela altura, já havia se tornado bastante popular. Desta forma, mãe e filha ganharam um espaço fixo no programa para falar sobre o trabalho que faziam juntas na empresa de casamentos de Dani.
Nessa mesma época, identificando que a dificuldade de empreender era algo recorrente entre as mulheres, decidiram abrir juntas uma conta no Instagram para dar voz às mulheres empreendedoras, foi assim que surgiu o projeto ‘Mulheres Antenadas’. Com rápida aderência de mulheres de diversos segmentos empreendedores, Dani e Linda sentiram a necessidade de criar um grupo no WhatsApp, que em pouco tempo somou cerca de 200 mulheres empreende doras participando e compartilhando as dificuldades que enfrentavam no dia a dia.
Por conta deste movimento nas redes sociais com ‘Mulheres Antenadas’, elas começaram a participar de eventos, ir aos comércios, feiras de artesanato, abraçando a causa de cada uma através de suas histórias e experiências como empreendedoras.
A partir desta movimentação na rede social e com a participação no programa ‘Bastidores’, surgiu a vontade de expandir e criar seu próprio podcast, focado não apenas em eventos e casamentos, e sim em dar voz para as mulheres empreendedoras, “coisa que eu e minha mãe não tivemos ao chegar na cidade”, recorda Danielle. Com apoio do dono da rádio Antena 8, Dani e Linda ganharam espaço na programação com o programa ‘Mulheres Antenadas’, projeto homônimo que já vinham realizando nas redes sociais.
Com a boa repercussão e a aderência do público, em 15 de maio de 2023 nasceu o tão almejado ‘Mulheres Antenadas’ Podcast. Pela rádio Antena 8, o podcast esteve no ar de maio a dezembro de 2023, estreando em 2024 em um estúdio à parte, minimamente pensado por Dani e Linda, que reflete a dinâmica e a proposta do programa. Desde outubro de 2023, o podcast encontra-se hospedado no Youtube (@mulheresantenadas.podcast).
A 1ª temporada de ‘Mulheres Antenadas’ foi voltada a divulgação de mulheres empreendedoras de Caraguatatuba e contou com 27 episódios, sendo a maior parte transmitida na rádio e apenas 15 episódios disponíveis como podcast no Youtube. Tamanho sucesso foi a primeira temporada, que rapidamente novos episódios foram encomendados. A 2ª temporada, com foco na divulgação de pequenas e grandes empresas de São Sebastião, chega ao Youtube em julho, com transmissão às segundas-feiras, às 21h. A nova temporada contará com 20 episódios inéditos.
Buscando sempre promover um ambiente de conversas significativas que incentiva a capacitação de mulheres na conquista de seus objetivos, Danielle também ministra palestras e cursos. Dentre os projetos que realizou nesta área, está a capacitação de Mídias Sociais, onde promoveu um curso gratuito de edição no Canva para mulheres empreendedoras. Outro destaque é a Mentoria 4D, voltada a “destravar” e incentivar o trabalho junto às redes sociais, na criação de conteúdo. A mentoria era realizada de forma híbrida, com encontros quinzenais durante seis meses, e aulas online uma vez por semana, com foco na criação de conteúdos autênticos, podendo ser aplicado em diversas áreas. Outro curso desenvolvido por ela é o “Cerimonialista 360”, voltado para a organização de eventos, em especial casamentos. Ainda este ano, a empresária pretende lançar uma nova mentoria.
Com muitas ideias e vontade de fazer acontecer, Dani e Linda são o retrato do empoderamento e resiliência feminina. Juntas, mãe e filha, construíram e seguem construindo um futuro brilhante, para elas e tantas outras mulheres que se inspiram com suas histórias. “Tenho muito orgulho da minha mãe, ela sempre foi minha melhor amiga e incentivadora”, declarou-se Danielle.
Já Linda, diz ter uma filha maravilhosa e guerreira, sempre presente em todos os momentos da sua vida. “Sou fã dela, como mãe e como mulher”, afirmou.
Confira mais sobre as Mulheres Antenas pelo Instagram @ mulheresantenadas.podcast ou acesse: https://www.finoaltar.com/. Siga também @finoaltar; @ lindacampos.arte e @dani.nakashima para conferir mais dessa bela história!