Por Daniele Murillo
Os influenciadores, também conhecidos como “digital influencers”, possuem uma grande presença em uma ou diversas redes sociais. Estes profissionais têm o poder de alcançar muitos seguidores, além de ajudar a moldar opiniões e comportamentos em relação a uma ampla variedade de tópicos, desde produtos e serviços até questões sociais e políticas. Aqui no Litoral não seria diferente, aproveitando as oportunidades que o digital oferece, nossos influencers ganham cada vez mais notoriedade, colaborando com o comércio e com a comunidade local. Para explanar melhor sobre este assunto conversamos com quem entende: Carol MammaCita, Alícia Forlim, Niltinho e Thay Sampaio.
Caroline Oliveira, mais conhecida como Carol Mammacita, é comunicadora, radialista e influenciadora. Mãe de três filhos, Carol é ativista pelo direito das mulheres e pelo movimento negro. Sua autenticidade é uma das marcas registradas desta mulher forte e empoderada. Além de apresentadora do programa Chapa Quente na Rádio Morada Litoral, Mammacita realiza trabalhos extras como cerimonialista, palestrante e ainda participa ativamente em eventos e rodas de conversas sobre causas sociais. Mammacita acredita que ao dar voz as suas vivências, naturalmente atinge pessoas que se identificam com vidas reais. Ela relata: “quanto a questão da maternidade e da minha vivência como mulher negra, que foi mãe solo de 2 crianças durante muito tempo, acabo sendo vista como uma referência de liberdade, o público feminino, quando se depara com outras mulheres livres, acaba que vira inspiração e é muito importante para que elas se reconheçam, se motivem e que se fortaleçam.”
Mammacita ainda complementa: “Não tenham receio de fazer conteúdo. A gente precisa. Nós somos carentes de conteúdo de qualidade, principalmente na área da saúde, na área do bem-estar.” Em seu Instagram Carol compartilha seu dia a dia como mãe e comunicadora e reforça que, mesmo aos poucos, é possível fazer uma transformação significativa na sociedade quando existe a vontade de trazer luz e inspiração.
E quando o assunto é responsabilidade, nossas Caiçaras dão um show à parte. Atualmente com 28 mil seguidores, nascida e criada em Caraguatatuba, Alicia Forlim nos conta que decidiu seguir o meio da comunicação pois cresceu vendo o seu avô ser radialista na cidade: “Sempre gostei de lidar com o público e tive muitos exemplos em casa. Influenciar é saber que a responsabilidade com o público é a chave principal para o sucesso. Além de determinação, claro!” Dentre as causas que Alicia apoia ela ressalta a causa animal: “Desde que comecei a trabalhar com o Instagram, 5 anos atrás, todos os meus gatinhos são adotados, incluindo o “Marcelo” que é meu gato portador de uma deficiência. A Ong SOS PET é umas das que eu abracei pra ajudar.”
Para Alícia, um influenciador tem muita importância e relevância, principalmente para o município onde reside. Ela acredita que, além de trazer público para os comércios locais, é possível conquistar as pessoas e influenciar sobre qualquer assunto e por isso ela ressalta a importância de ser extremamente responsável com o seu trabalho. Com propriedade de quem entende sobre o que faz, a influencer também nos fala sobre uma questão relevante neste trabalho, o número de seguidores: “Tendo em vista o poder que nós temos na mão, minha sugestão para quem quer começar nesse meio fazendo a diferença é ter naturalidade e originalidade”. Ela explica que o número de seguidores não é o que mais importa, e completa: “Infelizmente vem se tornando comum ver influenciadores comprando seguidor, com a falsa impressão de que isso trará sucesso, quando na verdade, acabam enganando os próprios contratantes que investem em nosso marketing acreditando na veracidade do nosso público.” Mãe de primeira viagem, Alicia também se identifica com as pautas da maternidade e defende a importância de valorizar e estar perto da sua família.
Pesquisas do marketing de influência apontam que mulheres ainda são a maioria do segmento, mas já existe um grande número de homens produtores de conteúdo nas redes sociais, como é o caso do
. Natural de Caraguatatuba e morador de São Sebastião, ele atua em diversas frentes de trabalho. É esposo, pai de quatro filhos, padrasto, fundador do The Dad’s Club, no qual promove mediação de rodas de conversas paternas e de masculinidades; idealizador e host do Papo de Pai Podcast; colunista no Portal Canguru News; membro do Coletivo Pais Atípicos; palestrante e produtor de conteúdo digital na área da parentalidade e economia do cuidado.
Seu trabalho como produtor digital iniciou em 2015, com a descoberta da gravidez do seu primeiro filho. Niltinho relata que após a descoberta do diagnóstico de TEA do filho mais velho surgiu a vontade de devolver ao mundo todo o carinho que recebia dos pequenos, e foi assim que nasceu seu primeiro miniblog. Depois surgiram as rodas de pais para partilhas sobre as diversas formas de paternar. Falando em paternidade, Niltinho defende a educação respeitosa, a criação com apego e na disciplina positiva. Também atua nas causas dos homens pretos e finaliza seu relato com uma importante mensagem: “Defendo uma paternidade presente, efetiva e afetiva. Acredito que uma sociedade mais justa e respeitosa passe, obrigatoriamente, por uma infância rica em atitudes e memórias assertivas e carinhosas. Meu papel como influenciador na área da parentalidade é ter a possibilidade de contagiar e mostrar para outros pais que é possível estar preocupado e ocupado com os cuidados, com a educação e com a criação de uma criança sem terem que performar papéis sociais e uma masculinidade imposta pela sociedade.”
Para encerrar nosso bate papo com essa galera disposta a fazer a diferença conversamos com a Thay Sampaio. Natural do Rio de janeiro e formada em Gestão Comercial, Thaynara Sampaio de Oliveira reside em Caraguá desde 2009 quando sua família veio morar aqui no litoral norte. Thay Sampaio tem grande evidência nas redes e já conquistou a marca de 13 mil seguidores. Atuando no digital desde 2015 quando começou seus posts de looks numa loja de roupas, na qual atuava como vendedora e visualizou a interação das mulheres cada vez maior com seu perfil. Sobre o título de influencer ela responde: “Enxergo meu papel como influenciadora levando empoderamento para as mulheres que foram mães jovens, que trabalham fora, que se dedicam a maternidade, mas que também precisam ter um olhar para elas, cuidando do corpo, mente, e buscando colocar-se como prioridades. Inspirando a se amarem, inovarem, empreenderem e buscarem seu lugar na sociedade!”
A partir destes temas ela desenvolve o seu trabalho com posts que motivam o autocuidado e o merecimento. E assim como os demais entrevistados, Thay reforça a questão da autenticidade, “ser você mesmo e não buscar ou criar um personagem para estar no digital pois a cada dia as pessoas buscam mais por pessoas reais, vida real, rotina, dia a dia! Então o mais importante do que estar no digital é estar ali com sua própria identidade sem máscaras!” ela finaliza.
Estes são apenas alguns dos influenciadores da nossa região, cada um com suas particularidades e histórias, com a vontade de fazer diferente e a coragem de se expor e lutar pelo que acreditam.
Para se conectar com nossos entrevistados é só seguir os perfis abaixo;
Carol Mammacita: @a.mamma.cita / Alicia Forlim: @aliciaforlim1 / Niltinho Ricardo: @umpapaixonado / @papodepaipodcast / @thedadsclubbr / Thay Sampaio: @sampaiothaynara / @modatual_moda / @aiquepod