Por Daniele Murilo
Nesta emocionante entrevista, conhecemos a história da incrível Rosely Carretero, que participa do grupo Lidéricas, uma iniciativa criada pela empreendedora Paula Del Belo, que inspira as mulheres a serem ‘líderes e ricas’. Rosely compartilha como foi sua jornada até a ideia de trabalhar com grupos de mulheres.
Rosely Carretero nasceu em São Paulo, onde cresceu, casou e constituiu família. Ela conta orgulhosa que cresceu sendo o xodó da família, pois era a única mulher e os irmãos viviam “na sua cola” para cuidar dela. Após se casar, teve três filhos, a Kátia, a Karina e Rubinho, e atualmente é avó do Samuel e da Lídia. Uma mulher que não mede esforços para ser feliz e que já fez diversas atividades, como preparar marmitas, por exemplo, e estas amigas foram suas primeiras clientes. Acabou optando pela maquiagem, e acredita que sua decisão foi influenciada pela família, já que pessoas próximas trabalhavam em salões de beleza. Seu ex esposo por exemplo, era barbeiro. “Decidi pela maquiagem, falei que iria arrumar a turma em casa”. Como ela mesma conta, intuitivamente começou a chamar as amigas da marmita e outras, a usar seus próprios cremes e maquiagens, até chegar a maquiar noivas em festas. A casa ficava cheia.
A casa da Noiva! Este foi o nome escolhido para o salão da família. “Minhas duas filhas trabalhavam comigo. Tínhamos depilação e estética, e o meu filho Rubinho era menor e ajudava a servir café para as clientes. Adoravam”, conta feliz Rosely. Ela dedicou-se ao salão integralmente por cinco anos, sua equipe chegou a ter 13 pessoas. Após 27 anos, o divórcio aconteceu, e isso fez com que ela redescobrisse novos caminhos, inclusive fora do salão. Fez novas amizades e foi trabalhar com telemarketing nos jornais a Folha de São Paulo e depois no Estadão. Em seguida, recebeu convite para trabalhar com noivas em um renomado salão. Aceitou, e além de estar feliz na carreira, conheceu seu novo grande amor, hoje atual marido. Com brilho nos olhos ela fala do segundo casamento em 2012, aos 45 anos, de vestido vermelho, poderosa e feliz, como ela queria. Um momento especial para os íntimos.
Um novo Capítulo, em uma nova cidade. Entre desafios e novas paixões, Rosely já tinha casado novamente quando seu esposo veio trabalhar em São José Campos. Em 2015 ela mudou em definitivo para cidade ‘joseense’. Atendeu as noivas mais um tempo, agora em novo ambiente, e mudou de área novamente. Passou a vender fibra ótica para grandes empresas da região. Hoje Rosely não tem intenção de voltar para São Paulo. Tudo ia bem até que Rosely passou por complicações de saúde, realizou cirurgia de vesícula, do intestino, chegando a passar três dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Simplesmente aconteceu”, conta. “Isso mostrou que eu aguento os baques da vida”. Agora é só um período desafiador que já foi superado!
Por meio de uma rede de apoio potente que ela descobriu em um grupo de crochê para mulheres, ela se conectou com diversas mulheres. Foi percebendo que, desde a época do salão, sempre trabalhou com o público feminino, o que fez despertar este desejo forte de realizar um trabalho com elas. Rosely acabou se tornando a administradora do grupo de crochê, depois foi dividindo esta demanda com mais mulheres, e juntas, o grupo completou oito anos.
O caminho só continuou fluindo e evoluindo. Conheceu Ana Patrícia Chagas, mentora, com quem realizou uma especialização e agora segue com uma Pós-Graduação, em Liderança Feminina. “Quando vou no Círculo de Mulheres, é muito lindo, porque a gente entra em comunhão umas com as outras”, revela Rosely com brilho nos olhos. Assim como Rosely, cada vez mais mulheres estão redescobrindo seu poder pessoal. E quando uma mulher se cura, ela sente vontade de ajudar mais e mais mulheres. Gerando transformações na sua vida e na dos demais a sua volta também.
“Sabe, você vai continuar sofrendo e os problemas não param. Depende da maneira como você vai atuar”, complementa. Com planos de formar mais um grupo, agora também no Lidéricas, ela segue como voluntária no Dandara, uma casa de acolhimento para mulheres que sofreram violência doméstica. Ela participa também, faz aulas de dançaterapia, no qual troca experiências e recarrega a sua energia. Rosely está focada em seus grupos e rodas, cada vez ajudando mais mulheres enquanto vai se especializando na área. Ela destaca a importância de criar espaços seguros no qual as mulheres podem se expressar livremente, trocar experiências e se fortalecerem mutuamente. E finaliza: “Senti no coração e tenho dito uma frase a todo momento: Somos a geração de mulheres que vamos transformar o mundo em amor”.
Acompanhe o trabalho de Rosely Carretero: @roselycarreterooficial no Instagram e no canal do Youtube: www.youtube.com/@essenciafemininacomrosely