Em tempos de pandemia, comerciantes e empresários tiveram que adaptar seus atendimentos ao público para que as vendas não despencassem. Aproveitando as facilidades do mundo online, eles se reinventaram e para muitos o resultado foi tão bom que vão manter esses novos tipos de atendimento mesmo quando chegar ao fim o distanciamento social.
Pesquisa recente do Sebrae mostra que 31% das empresas no Brasil mudaram o funcionamento e precisaram se adaptar para manter a saúde financeira. E no Litoral Norte não foi diferente.
Uma das lojas mais tradicionais da região, a Nice Calçados que tem lojas em Caraguá e São Sebastião, apostou nas ferramentas digitais e lançou seu e-commerce em abril de 2020. Os vendedores foram treinados para fazer o uso do WhatsApp Business e atender os clientes usando o celular. O site de vendas do Grupo Nice conta com mais de 1500 produtos disponíveis. “Estamos vendendo pra todo Brasil”, conta Lucas Manzoni de Sá, responsável por compras e gestão do e-commerce.
Seguindo os protocolos de segurança, os clientes podem entrar em contato com o vendedor de confiança, (lista completa no fb.com/nicecalcados), e receber em casa suas compras. Também é possível retirar os produtos nas lojas pelo sistema Drive Thru, de segunda a sábado. Outra iniciativa foi não cobrar juros do crediário enquanto as lojas ficaram fechadas, por conta dos decretos da pandemia.
Já a Central Aviamentos, há 21 anos em Caraguá, apostou no e-commerce, nas redes sociais pra alavancar o marketing da loja e inaugurou sua segunda loja recentemente. Pelo Facebook e Instagram, os clientes ficam por dentro das novidades, tiram dúvidas sobre produtos e tendências. Pelo WhatsApp e telefone fixo, efetuam as compras e recebem em sua casa. “Vamos manter o delivery pra facilitar a vida dos nossos clientes”, revela o proprietário Jorge Kenzo Fukuda Junior.
Para Jorge, o principal desafio durante a pandemia foi manter a atividade comercial, honrar os compromissos com todos os funcionários, fornecedores e aluguéis. Ele precisou encontrar formas de atender as novas necessidades dos clientes, se “adaptou” rapidamente pra sobreviver. Ele não romantiza quando dizem que a pandemia trouxe oportunidades. “A capacidade de cada um de se adaptar com a nova realidade foi crucial pra manter os comércios”, relata.
Há cinco anos com sede em Caraguá e atendendo as quatros cidades da região, o Clube de Vantagens, plataforma que oferece descontos nas áreas da saúde (médica e odontológica), educação e lazer, também se reinventou no último ano. Além do atendimento remoto, foi criado um aplicativo para os clientes fazerem suas solicitações pelo celular. “A pandemia aumentou a busca pelo cartão de descontos do Clube de Vantagens, pois os clientes perceberam que é possível passar por consulta médica à preços populares, sem ter que aguardar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde)”, conta Sérgio Pessôa, gestor da unidade.
O Clube de Vantagens também é associado a uma plataforma de educação com mais de 1.250 cursos online reconhecidos pelo Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) e com certificado. “Recebemos muitos relatos de clientes que aproveitaram a oportunidade para aprimorar os conhecimentos”, finaliza Priscila Remoto, gerente do Clube de Vantagens.
E nós do Litoral em Pauta também nos reinventamos. Há nove anos, Bruna Briti criou a Agência Gentecom de Publicidade em Caraguá.
No último ano, as “contas grandes” de clientes da região diminuíram, permanecendo na agência apenas clientes de gestão de mídias sociais e marketing digital. Diante deste cenário, em janeiro de 2020, foi lançado o portal www.litoralempauta.com.br. Durante a pandemia, passamos a produzir conteúdos exclusivos para as mídias sociais como postagens e lives (entrevistas ao vivo) toda segunda-feira às 12h no fb.com/litoralempauta, e o “Programa de Entrevista Litoral em Pauta” veiculado todo sábado, às 12h, na rádio Antena 8 FM.
“Nas últimas eleições criamos este jornal Impresso mensal com conteúdo de qualidade, colunistas renomados, produzido por jornalistas e publicitários formados na cidade.
Também realizamos a maior Sabatina Eleitoral da região, na qual entrevistamos mais de 90 candidatos”, finaliza a jornalista Bruna Briti.