Por Dra. Glaucia Regina Trindade.
Recentemente fui procurada por um aposentado vítima de golpe por fraude bancária. Tudo começou quando ele recebeu uma mercadoria entregue por supostos funcionários de uma conhecida empresa de logística. Tratava-se, na verdade, de um novo golpe onde criminosos que, aproveitando-se da vulnerabilidade de pessoa idosa, conseguiram acessar dados pessoais e bancários no momento da entrega. Após obter essas informações de forma maliciosa, os golpistas entraram na conta do aposentado e realizaram diversas transações, incluindo empréstimos consignados, pedidos de cartões de crédito e inúmeras transferências via PIX. O prejuízo foi enorme, comprometendo ainda cerca de 80% do benefício de aposentadoria desse senhor.
Casos como este têm se tornado cada vez mais comuns. Por isso, é fundamental estar atento e adotar medidas de prevenção. Veja algumas orientações importantes:
- Como se proteger de golpes via PIX:
• Desconfie de entregadores que solicitam dados bancários e que exijam tirar foto de seu rosto para realizar entregas;
• Verifique o destinatário do PIX antes de realizar qualquer pagamento;
• Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado;
• Não clique em links ou mensagens suspeitas e nem forneçam dados bancários para links desconhecidos;
• Use canais oficiais de seu banco e na dúvida dirija-se a agência bancária;
• Desconfie de mensagens que prometem devoluções ou resgates de quantias em dinheiro. - Todavia se o golpe já aconteceu, importante agir o quanto antes. Nesse caso:
• Contate seu banco imediatamente para tentar recuperar os valores através do mecanismo especial de devolução (MED);
• Registre um Boletim de Ocorrência, pois importante para divulgação desses tipos de crime e para que o mesmo seja investigado;
• Procure o Procon de sua cidade para registrar reclamação contra a instituição envolvida.
Em caso de suspeita, não deixe de agir rapidamente entrando em contato com seu banco e registrando um boletim de ocorrência.
No mais, consulte sempre um advogado, ele poderá ajudar a buscar reparação e garantir que seus direitos sejam preservados. A prevenção ainda é a melhor forma de proteção. Compartilhe essas informações com seus familiares, especialmente com os idosos, que são os principais alvos desses golpes. Informação é segurança.