Ao falar de implante dentário, se imagina que será implantado um dente novo, inteiro, na arcada dentária, mas, na realidade será implantado uma raiz de dente, pois, os implantes são considerados raízes de dentes artificiais e presos a essas raízes virão os dentes, as coroas dentárias.
Quando um implante dentário é instalado, é necessário que ele fique imóvel em um prazo de 60 a 120 dias, na maioria dos casos, para que ocorra o processo de osseointegração, no qual o tecido ósseo adere ao implante. Após este processo, poderemos instalar a prótese sobre o implante, mastigar, colocando uma força, uma carga sobre este implante. O termo implante de carga imediata, na realidade, não se trata de um implante diferente, é apenas nome de uma técnica na qual os implantes são instalados e na mesma hora se instala a prótese, exercendo uma carga sobre os implantes. Essa técnica é mais indicada quando se reabilita uma arcada dentária inteira, na qual são instalados vários implantes, e ao parafusar a prótese sobre estes implantes, fazemos um splint, ou seja, ocorre um travamento na posição dos implantes, impedindo-os de se movimentar, ocorrendo a osseointegração ao mesmo tempo que o paciente usa a prótese. Nos casos de usar carga imediata em elementos unitários, a técnica não é contraindicada, porém, as chances de insucessos são maiores devido ser mais difícil o dente em questão ficar imóvel para que ocorra a osseointegração.
Vários fatores têm que ser avaliados para decidir se o paciente está apto a ser submetido a cirurgia para instalação de implantes dentários. A saúde geral tem que estar boa e alguns exames de sangue precisam ser avaliados, sendo a diabetes a maior contraindicação para a cirurgia. Para a verificação da situação óssea no local da área receptora dos implantes, exames radiográficos também serão pedidos, pois, a quantidade de osso definirá o tamanho dos implantes a serem instalados e a necessidade em alguns casos de se fazer enxerto ósseo, o que já contraindicaria a realização da técnica da carga imediata. Pode-se afirmar que a reabilitação com implantes dentários, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, melhora a autoestima e estética facial, deixando seu sorriso muito mais bonito.