Neste mês de junho Caraguatatuba comemora o Dia do Padroeiro Santo Antônio. O santo casamenteiro já foi tema da nossa coluna em edições anteriores aqui no Litoral em Pauta. E por que falar de Santo Antônio? Simples! Nosso padroeiro milagreiro é indissociável da nossa história político-administrativa. Isso porque, a cidade, hoje apelidada de “princesinha do litoral norte” começou a ser povoada no início do século XVII, por meio das Sesmarias, por volta de 1609. A partir daí, surge o primeiro povoado da Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
Como de costume nos tempos pré-republicanos, quando a religião oficial do Estado era o catolicismo, as cidades/vilas eram fundadas com o nome de um Santo Católico, e aqui, não foi diferente. Podemos dizer que fomos abençoados com o nome de Santo Antônio.
E essa benção vem se mostrando cada vez mais importante para a região, uma vez que nos últimos anos a Igreja Matriz, situada na histórica praça Dr. Cândido Mota foi elevada a Santuário Diocesano, um passo importantíssimo para o desenvolvimento do turismo religioso no Litoral Norte.
Vocação econômica de Caraguá e do Litoral, o fomento do “turismo” religioso ganha destaque e merece ser cada vez mais aprimorado, para receber peregrinos de diversas regiões por devoção, e também fiéis vindos de outras regiões, atraídos pela história do Santo e da Cidade.
E já que a história nos presenteou com um santo milagreiro defendemos o fomento do turismo religioso com a participação do poder público e da iniciativa privada, para que essa atividade se torne mais forte e organizada quebrando a sazonalidade do turismo de verão e atraindo visitantes de todo o Brasil o ano inteiro. Viva Santo Antônio!