Muitas pessoas acreditam que ter uma ideia e recurso financeiro é tudo que se precisa para ter um negócio. Um novo negócio (ou produto) requer conhecimento e dedicação para estudar o mercado em que iremos atuar.
Esses estudos envolvem tanto conhecer o produto, o consumidor e principalmente seu
comportamento. É muito comum empresas não suportarem os primeiros anos e encerrarem suas atividades precocemente, e a causa desse desfecho é a falta de planejamento. É preciso desenvolver um Plano de Negócios com informações detalhadas dos produtos ou serviços a serem prestados, custos e despesas, estratégias de marketing e divulgação, são alguns dos principais pontos a serem estudados.
Hoje existem diversos incentivos que auxiliam na construção de um plano sendo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o maior protagonista nesse auxílio. Não deixe de procurá-lo. Aliás, ele é um instrumento de apoio contínuo para todas as fases de sua empresa. Formalize-se. Busque a melhor alternativa para o seu negócio, esse é um dos pontos que o Plano de Negócios vai te ajudar a decidir.
Fique atento também a cursos, treinamentos, palestras e notícias envolvendo o negócio que pretende atuar ou já está atuando. Outro ponto importante é o constante desenvolvimento de parcerias, pessoas ou empresas que podem ajudar no desenvolvimento dos negócios e também com o seu fortalecimento.
Bons estudos!